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(24-02-2022, 09:34 PM)T-Rex escreveu: [ -> ]Me explica de uma forma fácil de entender o que seria a engenharia reversa??

vc desmonta algo e aprende como foi feito no processo
(24-02-2022, 09:34 PM)T-Rex escreveu: [ -> ]Me explica de uma forma fácil de entender o que seria a engenharia reversa??

https://www.google.com/search?q=engenharia+reversa
(24-02-2022, 09:34 PM)T-Rex escreveu: [ -> ]Me explica de uma forma fácil de entender o que seria a engenharia reversa??
O que o vilela disse é uma boa simplificação.
Agora em console tem duas aproximações.
Uma delas é você pegar um console, arranjar uma forma de rodar seu codigo dentro do console e escrever um codigo que vai testando as partes da memoria etc etc etc usando muitas vezes sistemas já conhecidos como pista, e você vai deduzindo como funciona.
A segunda forma é pegar um programa escrito pro console, e usando o mesmo conhecimento da CPU ver o que o codigo do jogo tenta fazer, onde ele fuça, e como ele fuça.
Ai você vai deduzindo e fazendo o documento e testando, e escrevendo seus proprios programas etc etc etc...
É uma investigação feita em cima do sistema e dos jogos dele pra fazer um mapa do sistema inteiro, e ai no final belezas como essa saem:
https://problemkaputt.de/gbatek.htm
Engenharia reversa é pegar algo que já tá pronto, e analisar pra descobrir como que faz, tipo desmontar uma máquina pra entender como ela funciona, e como se faz pra criar uma outra máquina igual.

No caso, os fãs pegaram o código do Super Mario 64 original, e converteram pra um código que não precisa de emulador pra rodar.
Corrigiram bastante a emulação de N64:

https://www.gamevicio.com/noticias/2022/...-texturas/

Mas esse serviço continua caro.
Mesmo não sendo uma rom e pirataria, o projeto explora totalmente uma propriedade intelectual da Nintendo, então se eles quiserem eles barram isso na justiça facilmente. Acredito que eles não querem se dar a esse trabalho por agora, não enquanto não houver indicio que os autores estejam lucrando com ele.
(25-02-2022, 09:28 AM)Nickelodeon escreveu: [ -> ]Corrigiram bastante a emulação de N64:

https://www.gamevicio.com/noticias/2022/...-texturas/

Mas esse serviço continua caro.

Super old, e ainda tem várias inconsistências no Majora's mask.
(25-02-2022, 09:37 AM)Genesis escreveu: [ -> ]Super old, e ainda tem várias inconsistências no Majora's mask.

Não, é notícia de ontem mesmo.
(24-02-2022, 11:14 PM)Nickelodeon escreveu: [ -> ]Engenharia reversa é pegar algo que já tá pronto, e analisar pra descobrir como que faz, tipo desmontar uma máquina pra entender como ela funciona, e como se faz pra criar uma outra máquina igual.

No caso, os fãs pegaram o código do Super Mario 64 original, e converteram pra um código que não precisa de emulador pra rodar.

Mas ainda assim eu entendo que eles não poderiam utilizar a propriedade intelectual da Nintendo. Nesse caso, a franquia Mario e suas músicas.

(24-02-2022, 10:23 PM)Z80a escreveu: [ -> ]https://problemkaputt.de/gbatek.htm

Que da hora essa documentação
(25-02-2022, 09:28 AM)Nickelodeon escreveu: [ -> ]Corrigiram bastante a emulação de N64:

https://www.gamevicio.com/noticias/2022/...-texturas/

Mas esse serviço continua caro.

Caro?
Custa centavos por mês.
(24-02-2022, 10:23 PM)Z80a escreveu: [ -> ]O que o vilela disse é uma boa simplificação.
Agora em console tem duas aproximações.
Uma delas é você pegar um console, arranjar uma forma de rodar seu codigo dentro do console e escrever um codigo que vai testando as partes da memoria etc etc etc usando muitas vezes sistemas já conhecidos como pista, e você vai deduzindo como funciona.
A segunda forma é pegar um programa escrito pro console, e usando o mesmo conhecimento da CPU ver o que o codigo do jogo tenta fazer, onde ele fuça, e como ele fuça.
Ai você vai deduzindo e fazendo o documento e testando, e escrevendo seus proprios programas etc etc etc...
É uma investigação feita em cima do sistema e dos jogos dele pra fazer um mapa do sistema inteiro, e ai no final belezas como essa saem:
https://problemkaputt.de/gbatek.htm

Entendi.
Agora me diz o porque que, em outra postagem, diz que a Nintendo não tem mais o que fazer para processá-lo quem fez este jogo feito em engenharia reversa??

E aproveitando esse assunto... teve algum jogo feito com o método de engenharia reversa que teve causa ganha ou jamais foi derrubada pela empresa/produtora na justiça e continua circulando na internet?
(25-02-2022, 09:34 AM)Genesis escreveu: [ -> ]Mesmo não sendo uma rom e pirataria, o projeto explora totalmente uma propriedade intelectual da Nintendo, então se eles quiserem eles barram isso na justiça facilmente.

Eu entendo isso também. Tudo bem que o código do Mario 64 PC foi feito do 0, mas até aí o mesmo dá pra se dizer de qualquer fangame, e nem por isso eles estão protegidos.
(25-02-2022, 01:23 PM)T-Rex escreveu: [ -> ]Entendi.
Agora me diz o porque que, em outra postagem, diz que a Nintendo não tem mais o que fazer para processá-lo quem fez este jogo feito em engenharia reversa??

E aproveitando esse assunto... teve algum jogo feito com o método de engenharia reversa que teve causa ganha ou jamais foi derrubada pela empresa/produtora na justiça e continua circulando na internet?
Porque você não precisa fazer nada de ilegal para fazer engenharia reversa.
Você pode usar um cartucho real comprado pra dumpar a rom e ver o conteudo, pode (e precisa) comprar um console real para executar seu codigo nele...
Essa é a tal da "engenharia reversa de sala limpa".
A unica coisa ilegal que pode ser feita com isso é se obter documentos da nintendo mesmo, ai "suja a sala" porque é documento confidencial etc..

Agora quanto ao mario 64 de engenharia reversa, é complicadinho.
É como se eles tivessem criado outro programa do zero que faz a mesma exata funcionalidade, e "le os mesmos arquivos". É como se por exemplo eu escrevesse do zero um programa que abre arquivos zip. Não é ilegal nem nada a não ser que os arquivos zip peçam uma tabela de numeros especifica que tem que ser roubada do programa original.
Então o que eles distribuem nessas "descompilações" são só o programa que executa os dados do jogo, mas os dados do jogo você tem que obter você mesmo, porque é ilegal distribuir eles juntos.
Vc não está protegido se distribuir assets do jogo, se fizer os seus próprios não dá nada, desde que não tenha algum tipo de uso comercial, claro.
É plágio puro e simples, e se quiserem eles pisam em cima disso na justiça.
Legitima defesa neles
(25-02-2022, 02:12 PM)Genesis escreveu: [ -> ]É plágio puro e simples, e se quiserem eles pisam em cima disso na justiça.
Né não.
Plagio é sobre tentar roubar a autoria da obra.
Fazer uma copia descarada da mesma e clamar que foi você que fez.
Em nenhum momento os autores dessa engenharia reversa clamam que eles criaram o jogo original.
É uma cópia deslavada sem autorização. Manda logo os ninjas neles.
(25-02-2022, 06:11 PM)Genesis escreveu: [ -> ]É uma cópia deslavada sem autorização. Manda logo os ninjas neles.
Se desse já tinham mandado.
Em 1999 a sony trucidou um emulador porque tinha um pedaço da bios deles dentro do bicho.
Eles estão o tempo todo estudando cada um dos projetos de emulação o tempo inteiro procurando por falhas legais pra destroçar a coisa, então se tivesse 10 bytes ali que dá pra mandar pra cadeia, é o que ia rolar.