Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!!
Gray Fox escreveu: (21-05-2020, 03:06 PM)Tem Seguista que sonha até hoje que o Saturn é mais poderoso que o PS1, e que o Dreamcast é mais poderoso que o PS2.

Ninguém liberou o poder oculto do Saturn!
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Victor escreveu: (21-05-2020, 03:13 PM)Ninguém liberou o poder oculto do Saturn!
ninguém liberou o poder oculto do playstation :3
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Z80a escreveu: (21-05-2020, 03:27 PM)ninguém liberou o poder oculto do playstation :3

Sempre pensei que Metal Gear Solid e Gran Turismo 2 são os "poderes ocultos" do PSOne. Dava pra fazer melhor que isso?

Caramba, não sabia que o 3DO era meio complicado de ser programar (porém mais fácil que o Saturn).

Anos 90 foi a época das descobertas e experimentos.

Olhando dessa forma, o Dreamcast é quase um milagre.
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INXS escreveu: (21-05-2020, 06:23 PM)Sempre pensei que Metal Gear Solid e Gran Turismo 2 são os "poderes ocultos" do PSOne. Dava pra fazer melhor que isso?

Caramba, não sabia que o 3DO era meio complicado de ser programar (porém mais fácil que o Saturn).

Anos 90 foi a época das descobertas e experimentos.

Olhando dessa forma, o Dreamcast é quase um milagre.
Os jogos mais impressionantes do ps1 na minha opinião (além de MGS e GT2)

Quake 2
Wipeout 3
Omega Boost
Ridge Racer 4
Dino Crisis
Soul Reaver
Vagrant Story
Tekken 3
Crash Bandicoot 1,2,3
Spyro 1,2,3
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Eu diria que seria 20% hardware, 80% tecnicas melhores de modelação e textura que gente tem hoje em dia.
Luz indireta bakeada, meshs melhores, animação melhor, conhecimento superior sobre como fazer streaming de dados, normal map por textura paletizada. se forçar pra caralho, aposto que deve dar até pra fazer uma versão bem porca de material shading.
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Z80a escreveu: (21-05-2020, 10:24 PM)Eu diria que seria 20% hardware, 80% tecnicas melhores de modelação e textura que gente tem hoje em dia.
Luz indireta bakeada, meshs melhores, animação melhor, conhecimento superior sobre como fazer streaming de dados, normal map por textura paletizada. se forçar pra caralho, aposto que deve dar até pra fazer uma versão bem porca de material shading.

Seria legal ver um jogo atual tipo Diablo (ou Donkey Kong, tb), com sprites feitas com 3D pré-renderizado.
Deve até existir e eu não tô lembrando...

Se bem que in this day and age, ou pelo menos em um futuro próximo, já não deve haver qualquer vantagem em se usar isso... Talvez nem em celulares.
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Kadaj escreveu: (22-05-2020, 02:32 AM)Seria legal ver um jogo atual tipo Diablo (ou Donkey Kong, tb), com sprites feitas com 3D pré-renderizado.
Deve até existir e eu não tô lembrando...

Se bem que in this day and age, ou pelo menos em um futuro próximo, já não deve haver qualquer vantagem em se usar isso... Talvez nem em celulares.
Hoje em dia só usam pra coisa tipo background.
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Uma coisa engraçada que eu vi por ai é o povo achando que os emuladores precisos de N64 são tudo culpa do leak.
"eles leram o arquivo verilog e rapidamente em 1 mes criaram emuladores perfeitos!"
O chip de RCP/RSP/RDP levou fodendo 6 meses nos super computadores da SGI de 1995 só pra gerar as "mascaras" de exposição do verilog, e eles acham que uma duzia de pessoas não só vai conseguir entender aquilo como fazer um emulador inteiro em cima, ao invés de bem ser uma coisa sendo trabalhada desde 2010 ou algo assim :3
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No launch do PS2 era pior que Dreamcast mesmo. Demorou um pouco pro PS2 mostrar seu potencial.
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Chozo Master escreveu: (22-05-2020, 12:59 PM)No launch do PS2 era pior que Dreamcast mesmo. Demorou um pouco pro PS2 mostrar seu potencial.
PS2 nunca conseguiu atingir a resolução do dreamcast e era pior com texturas.
Mas aquele bichinho era estupidamente rápido com numero de triângulos :3
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Chozo Master escreveu: (22-05-2020, 12:59 PM)No launch do PS2 era pior que Dreamcast mesmo. Demorou um pouco pro PS2 mostrar seu potencial.
Concordo, no geral sim. Mas nem tudo era pior. Tekken Tag por exemplo era muito superior a qualquer coisa do Dreamcast.
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Z80a escreveu: (22-05-2020, 01:22 PM)PS2 nunca conseguiu atingir a resolução do dreamcast e era pior com texturas.
Mas aquele bichinho era estupidamente rápido com numero de triângulos :3

Não era mesmo. SH3 tá aí pra provar isso.
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Wander escreveu: (22-05-2020, 01:33 PM)Não era mesmo. SH3 tá aí pra provar isso.
O jogo deve estar fazendo um monte de loucura por baixo pra aguentar aquelas texturas, mas assim, cabe mais texturas na memoria do dreamcast porque ele tem compressão S3TC.
Cada textura de 65 mil cores no dreamcast ocupa o mesmo espaço de texturas de 16 cores no PS2.
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Z80a escreveu: (22-05-2020, 01:53 PM)O jogo deve estar fazendo um monte de loucura por baixo pra aguentar aquelas texturas, mas assim, cabe mais texturas na memoria do dreamcast porque ele tem compressão S3TC.
Cada textura de 65 mil cores no dreamcast ocupa o mesmo espaço de texturas de 16 cores no PS2.

Hum, entendi. O PS2 foi um monstro, mas muito por conta da extrema dedicação das devs em levá-lo ao máximo.
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Draw distance baixíssima deve ajudar, não?
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Wander escreveu: (22-05-2020, 02:25 PM)Hum, entendi. O PS2 foi um monstro, mas muito por conta da extrema dedicação das devs em levá-lo ao máximo.
Onde o PS2 perdia em textura, ele trucidava em numero de triangulos.
Pra começar que ele tinha compressão de geometria.
Ocupa 4 vezes menos espaço na memoria os poligonos do que nos outros consoles, e bem, aquelas DSPs enfiadas na CPU eram bem mais rapidas do que o SH4 do Dreamcast.
Eu imagino que essa foi a coisa que permitiu jogos como GTA 3 serem possíveis no sistema.
Até tinha jogo com cidade aberta e tal no dreamcast tipo headhunter, mas o PS2 era outra categoria em termos de empurrar poligonos.
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Provavelmente iria engasgar pra caramba em cenas mais pra frente do jogo :3
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O "se" não existe, mas mesmo com dinheiro a Sega não seguraria as pontas com o Dreamcast até 2005 sem EA, Square e com GTA pior.

Mas seria interessante ver a rápida evolução do Sega Net.
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Z80a escreveu: (22-05-2020, 01:22 PM)PS2 nunca conseguiu atingir a resolução do dreamcast e era pior com texturas.
Mas aquele bichinho era estupidamente rápido com numero de triângulos :3
Coloque em 9min25seg no vídeo. Quando eu vi essas ground textures em Tekken Tag meu queixo caiu (em outros cenários também).



Pior que Tekken Tag tinha uma arte bem voltado pra um "estilo CG", e com uma contagem poligonal altíssima, que depois caiu em Tekken 4 e até no 5, além de terem mudado a arte da franquia.
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