30-03-2020, 06:05 PM
Javascript is not enabled OR refresh the page to view
Click here to view the Tweet
Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!! |
30-03-2020, 06:05 PM
Z80a escreveu: (27-03-2020, 05:02 PM)É uma baderna o console. Entendi, então o fato da performance ser parecida com o 32x me surpreende ainda mais, já que o intervalo de lançamento entre os consoles é mais de 1 ano. O drive de CD era uma hardware a somar (tipo o Sega CD) ou só um drive mesmo? Eu sei que o "se" não existe, mas ele rodaria conversões de Neo Geo com qualidade parecida com o 3DO e seu Samurai?
30-03-2020, 09:37 PM
INXS escreveu: (30-03-2020, 07:02 PM)Entendi, então o fato da performance ser parecida com o 32x me surpreende ainda mais, já que o intervalo de lançamento entre os consoles é mais de 1 ano.A capacidade grafica esta lá, só precisa de um cartucho grande o suficiente, ou usar o jaguar CD com uma fita que tem RAM dentro, assumindo que dá pra usar a porta de cartucho e o jaguar CD ao mesmo tempo. Mas em termos de hardware, não acho que tem nada que melhora o jaguar no CD não.
31-03-2020, 09:38 AM
Z80a escreveu: (30-03-2020, 09:37 PM)A capacidade grafica esta lá, só precisa de um cartucho grande o suficiente, ou usar o jaguar CD com uma fita que tem RAM dentro, assumindo que dá pra usar a porta de cartucho e o jaguar CD ao mesmo tempo. Então, se arquitetura do Jaguar fosse "extremamente" organizada, ele poderia ser comparado ao Sega Saturn em jogos 2D? Em 3D, não mudaria muita coisa por causa do processador e GPU, certo?
31-03-2020, 09:46 AM
31-03-2020, 11:51 AM
INXS escreveu: (31-03-2020, 09:38 AM)Então, se arquitetura do Jaguar fosse "extremamente" organizada, ele poderia ser comparado ao Sega Saturn em jogos 2D?Eu não sei em termos de fill rate e tal, mas em termos de capacidade de numero de cores e tal, o jaguar é comparável ao saturn. É só dar uma olhada no rayman do jaguar: O 3D é que doi porque bem eles não sabiam o que eles estavam fazendo. Eu tava lendo uma documentação técnica sobre o jaguar, e os chips dele são horrivelmente configuráveis em TUDO. Tamanho, velocidade e numero de bits da memoria, mesma coisa pra ROM, controle completo sobre o video em detalhes mínimos, suporte a genlock e light pens... No documento eles nem sabiam que CPU principal eles iam usar, então fizeram o hardware pra ser "agnóstico" e aceitar tanto 68k quanto x86: https://www.jagware.org/jag_uploads/dev/...Jag_v8.pdf Se eles estivessem projetando um computador, isso seria uma coisa boa, mas pra um console, você quer usar cada um dos transistores que você tem para fazer uma coisa, e uma coisa rápido, mas no jaguar, eles tentam fazer TUDO, mas nada é feito rápido :3
31-03-2020, 12:33 PM
Jaguar foi tão bosta que era comum os jogos sairem sem trilha sonora ou efeitos de som.
31-03-2020, 12:46 PM
AvcF escreveu: (31-03-2020, 12:33 PM)Jaguar foi tão bosta que era comum os jogos sairem sem trilha sonora ou efeitos de som.No caso do DOOM é que era um port rápido e teria que fazer todo o driver de audio, samples toda essa merda. Ninguem queria gastar muito tempo com o jaguar, mas a arquitetura insana dele meio que demandava isso :3 Se ele tivesse vendido tipo umas 30-40 milhões de unidades, provavelmente teria jogos muito mais bem feitos pro bicho, mas ia ser mais um "snes turbo" do que um playstation.
02-04-2020, 10:38 AM
Então o Jaguar e o 32X foram projetos equivocados tecnicamente falando.
Já o 3DO, é o que dava pra fazer em 1993? Ou é zuado também?
02-04-2020, 10:54 AM
02-04-2020, 05:31 PM
Z80a escreveu: (02-04-2020, 10:54 AM)O 3DO é mais bem feitinho, mas é lentão porque eles tentaram fazer ele ser fabricavel por qualquer empresa. Mas foi uma grande ideia, foi algo semelhante com o mercado de VHS. Mas não funcionou. Li uma reportagem da placa M2 onde era mais um PSOne do que para um N64. Era um console amigável para programar?
02-04-2020, 07:02 PM
Eu acho admirável o que a Sony fez no PSone, um hardware de final de 1994, com specs fechadas no inicio do ano, fazer o que fez e aguentar o tranco até 2000.
02-04-2020, 08:27 PM
INXS escreveu: (02-04-2020, 05:31 PM)Mas foi uma grande ideia, foi algo semelhante com o mercado de VHS. Mas não funcionou. Li uma reportagem da placa M2 onde era mais um PSOne do que para um N64.Em teoria poderia ser amigavel, mas na pratica não faço ideia. É CPU ARM e tal, deveria dar pra usar compilador de C, mas se tinha ou não, nem faço ideia. E quanto ao M2, tem uns prototipos por ai. Aqui ó um jogo do bicho rolando:
02-04-2020, 08:36 PM
Tava jogando streets of rage 1 hoje no sega classics do PC e, puta merda, que delicinha esse emulador. Mas bem que ela podia muito bem colocar jogos do Master/Sega/Dream
02-04-2020, 08:42 PM
02-04-2020, 08:50 PM
PS1 tava a frente do seu tempo pra caralho.
TODO o 3D era feito por hardware especializado no bicho. Desenhar os triangulos, T&L, organizar os triangulos por Z (nada de Z-buffer aqui :3)
03-04-2020, 09:09 AM
Z80a escreveu: (02-04-2020, 08:50 PM)PS1 tava a frente do seu tempo pra caralho. Com 6MB de RAM, Z-buffer e anti-aliasing, drive 4x, teríamos os PSOne perfeito?
03-04-2020, 09:42 AM
03-04-2020, 10:53 AM
INXS escreveu: (03-04-2020, 09:09 AM)Com 6MB de RAM, Z-buffer e anti-aliasing, drive 4x, teríamos os PSOne perfeito?Anti alias não precisava na época. 320x240 com anti alias é borrado demais, especialmente em TV de tubo (pergunta pro N64 :3) Z-Buffer também era bem pesado pro hardware da época (pergunta pro N64 :3) O que o playstation precisava era de perspective correction pra acabar com as texturas nadando, mesmo que fosse uma aplicação podre como alguns jogos de DOS faziam de só fazer uma divisão nova a cada 8 pixels etc.. Com perspective correction, você poderia usar triângulos muito maiores sem dar merda e assim sobraria triângulos pra mais detalhes e tal. E memoria, uns 4MB cairia bem, ou pelo menos uma porta de cartucho pra adicionar mais memoria depois. Só o PS1 não tinha isso bizarramente.
03-04-2020, 11:57 AM
Z80a escreveu: (03-04-2020, 10:53 AM)Anti alias não precisava na época. A arquitetura do PSOne e do Dreamcast eram semelhantes? |
« Mais Antigo | Mais Recente »
|