Retro Games [Tópico Oficial]
Era de Ouro aqui!!
https://www.youtube.com/watch?v=bbw2J2K9AE0

Acho que o Z80a é Youtuber....

Hoje é tudo 64 bits, o que manda são os "core's" certo?
Responder
INXS escreveu: (04-02-2020, 04:34 PM)https://www.youtube.com/watch?v=bbw2J2K9AE0

Acho que o Z80a é Youtuber....

Hoje é tudo 64 bits, o que manda são os "core's" certo?
Performance de CPU é uma formulinha complicada :3
É numero de cores x Ghz x instruções por ciclo x utilidade de cada instrução.
bits conta em "utilidade de cada instrução" quando usado como SIMD, isso é, pegar um monte de números de 32 bits, "colar" num pacotão de 128bits e ai usar uma unidade aritimetica de 128bits que trabalha nos 4 números ao mesmo tempo.
CPUs modernas conseguem fazer até 256 ou 512 bits nesse esquema :3
Responder
Z80a escreveu: (04-02-2020, 04:50 PM)Performance de CPU é uma formulinha complicada :3
É numero de cores x Ghz x instruções por ciclo x utilidade de cada instrução.
bits conta em "utilidade de cada instrução" quando usado como SIMD, isso é, pegar um monte de números de 32 bits, "colar" num pacotão de 128bits e ai usar uma unidade aritimetica de 128bits que trabalha nos 4 números ao mesmo tempo.
CPUs modernas conseguem fazer até 256 ou 512 bits nesse esquema :3

Caramba! Obrigado pela explicação.

Medir pelo flops também não funciona, certo?
Responder
INXS escreveu: (04-02-2020, 07:01 PM)Caramba! Obrigado pela explicação.

Medir pelo flops também não funciona, certo?
É complicadão a coisa, a ponto que só da pra saber mesmo a performance com benchmark.
Só pra dar uma ideia, se você jogar "super trunfo" com o Atlhon e o pentium 4, eles são IDÊNTICOS.
As duas CPUs conseguem executar 3 instruções por ciclo, ambas conseguem fazer SIMD de 128bits (32x4, ou 16x8), ambas tem branch predictor, ambas tem instruções novas..
Mas na pratica, o atlhon acaba sendo mais rápido por causa da praga conhecida como "stall".
CPUs modernas são que nem uma linha de montagem basicamente, com cada instrução sendo rodada "estagio por estagio", e varias instruções sendo trabalhadas ao mesmo tempo nessa linha.
Mas acontece que as vezes acontece certos engasgos que invalidam TODOS os itens da linha, ai tem que jogar tudo fora, e "começar a fabricação" de novo, e ai leva o numero de estágios até sair a primeira instrução valida do outro lado da linha.
E é ai que o pentium 4 se da mal, já que ele tem um MONTE de estágios (30 vs 16 do atlhon).
A ideia é que quanto mais estágios você tem, maior pode ser o clock da CPU, mas isso tem limite e a intel passou dele.
O plano da intel era empurrar a CPU pra 15 Ghz com esse monte de estágios, mas.. não rolou.
Responder
Z80a, me responde uma coisa: chegamos no limite de 4 Ghz? Não dá mais pra subir o clock? Agora só computador quantico pra dar outro salto?
Responder
Manjaster escreveu: (05-02-2020, 11:19 AM)Z80a, me responde uma coisa: chegamos no limite de 4 Ghz? Não dá mais pra subir o clock? Agora só computador quantico pra dar outro salto?
Tem CPUs da intel indo pra 5Ghz, e inclusive uma nova chegando a 5.1
Mas vai ficando cada vez mais difícil porque os transistores começam a "vazar" eletricidade em forma de calor.
Talvez de pra empurrar mais pra cima se trocar o silicio por outro material, mas é meio que espremer a ultima gotinha do limão nesse ponto.
Mas como eu apontei antes, clock é só parte da equação. tem também o numero de instruções por ciclo, tem quanto util é cada instrução, e tem o favorito da AMD, mais cores :3
Um dos jeitos que a AMD conseguiu tirar mais performance foi melhorando a situação dos stalls de uma forma bizarra.
O tipo de stall mais comum é quando o código tem um salto pra outra parte que é condicional, isso é, salta ou não dependendo do resultado de basicamente a ultima instrução.
Como é uma linha de montagem como eu descrevi antes, é só o ultimo estagio da linha de montagem que determina se o salto vai ser pego ou não, então a CPU tem que adivinhar antes da hora, porque se ela erra, ela tem um monte de instruções meio executadas errado na linha de montagem, ai tem que jogar tudo no lixo e começar do ponto certo.
Normalmente essa "previsão" é feita por porcentagens, tipo "80% das vezes esse salto foi pego, então assuma que vai ser pego de novo", "é 50/50 esse salto então fodeu" etc.., mas no ryzen, eles fizeram uma rede neural e treinaram ela com um monte de softwares pra ela "entender os padrões" do software de "forma magica" e fazer uma decisão melhor no pega ou não pega.
O resultado final do treino é colocado no chip de forma fixa.
Responder
Esse portátil roda Wii/gamecube/plei2:

400 trumps.
Responder
Esse troço android é mais poderoso que meu PC :3
Responder
Pocket Go antigo é 35 dólares (ou menos até) e chega aqui por uns 300 Reais.

Imagine o quanto isso chega por aqui. Deve ser praticamente nível GPD Win 2.
Responder
Z80a, as especificações dos consoles de nova geração te agrada? Há "gargalos" ou erro de arquitetura (avaliando as specs iniciais)?
Responder
INXS escreveu: (10-02-2020, 12:07 PM)Z80a, as especificações dos consoles de nova geração te agrada? Há "gargalos" ou erro de arquitetura (avaliando as specs iniciais)?
Tem nada de errado não :3
Finalmente usaram CPU que presta, memoria tá de bom tamanho levando em conta que a lei de moore morreu, e vão usar e abusar de SSD pra compensar pela memoria pequena :3
Responder
Maedhros escreveu: (09-02-2020, 06:07 PM)Esse portátil roda Wii/gamecube/plei2:

400 trumps.

Rapaz! Bichinho é nervoso. Chocado

Mas; 400 dólares?! Crylol
Responder

400 trumps.

Resumo da ópera: portátil caro, q tem as mesmas limitações de outros smartphones do mesmo nível de hardware pra rodar jogos. Fraco e caro.
Responder

Coisa linda do tio... BabaLove
Responder
Kadaj escreveu: (14-02-2020, 12:58 PM)

Coisa linda do tio... BabaLove
Acho que os de gameboy color valem mais a pena se vai mudar a imagem tanto assim :3
Responder
Finalmente chegou o Anbernic RG350 e estou curtindo muito ele. Estou jogando Virtua Fighter e Virtua Racing do 32x perfeitamente. PAra quem quer um console de mão retrô eu recomendo (mas não roda N64, Psone sim).

Mas no fundo o PSP fazia quase a mesma coisa deste 2005.
Responder
Eu tenho um Pocket Go. É excelente pra jogar qualquer 16-Bits, exceto coisas mais pesadas de SNES. GBA é um paraíso, mas tem alguns jogos como Pokémon que não iniciam, devido ao tipo de save ser diferente. No emulador da pra mudar, mas não achei a solução pro Pocket Go.

Hoje vendem por mais de 300 Reais. Na época consegui a bagatela de encontrar por 200.
Responder

400 trumps.

Prefiro o Vita. Tem Killzone e Wipeout.
Responder
Responder
Túnel do tempo: como eram os torneios de games antes dos eSports

[Imagem: o-sucesso-de-street-fighter-ii-mudou-par...50x337.jpg]

Cada vez mais populares nos calendários de evento a cada ano, os torneios de eSports como League of Legends, Free Fire e outros já conquistaram um grande público.

https://www.uol.com.br/start/ultimas-not...sports.htm
Responder