Oficial TV's: tecnologia, recomendações, dúvidas, notícias e afins
#21
Orelha1 escreveu: (20-07-2017, 03:30 PM)Tá, mas se não funciona em 120Hz, pq eu ligaria pro painel ser ou não 120Hz? Digo, se não funciona em 120Hz se eu ligar no PC, na teoria não adianta de nada esse painel ser 120Hz, mas não funciona @120Hz e tem, sei lá 40ms de input lag, contra um painel 60Hz que tem 20ms.

Também tava olhando as Sony, e as mid do ano passado e desse ano funcionam em 1080p @120Hz no PC. Só não acho testes com input lag pq parece que o Leo Bodnar não lé acima de 60Hz, mas a ideia é que o input lag seria ainda menor. Aí sim vejo vantagem.
Eu acho uma ótima vantagem o painel ser 120hz. Além da questão de frame interpolation, bom pra conteúdos como esportes e até TV a cabo no geral, o painel 120hz é ótimo pra filmes em blu-ray, pois você pode assistir conteúdo 1080p/24hz de forma correta, sem o judder de 60hz, que é causado por conta do 3:2 pulldown.

Só essa última questão já considero muito relevante.
Responder
#22
Então, tem esse negócio do judder né, mas é algo que nunca encanei, talvez por nunca ter usando um painel judder-free. Acho só testando por um tempo pra ter uma ideia mesmo.

A KU6300 mesmo tem judder em fontes 24hz, e eu já tive oportunidade de testar na casa de uma amigo diversas vezes, usando PS4 Pro, PC com 1080, séries, filmes e vídeos do YT em 4k. Nunca vi nada de anormal, mas pode ser pq eu nunca tive nada de alta qualidade.

Eu já usei monitores 120hz várias vezes, e realmente a diferença é grande até em desktop, mexendo o mouse, mas como lá eles funcionavam em 120hz, e a TV não, apesar do painel ser 120hz, fica difícil manjar a diferença.
Responder
#23
Orelha1 escreveu: (20-07-2017, 04:20 PM)Então, tem esse negócio do judder né, mas é algo que nunca encanei, talvez por nunca ter usando um painel judder-free. Acho só testando por um tempo pra ter uma ideia mesmo.

A KU6300 mesmo tem judder em fontes 24hz, e eu já tive oportunidade de testar na casa de uma amigo diversas vezes, usando PS4 Pro, PC com 1080, séries, filmes e vídeos do YT em 4k. Nunca vi nada de anormal, mas pode ser pq eu nunca tive nada de alta qualidade.

Eu já usei monitores 120hz várias vezes, e realmente a diferença é grande até em desktop, mexendo o mouse, mas como lá eles funcionavam em 120hz, e a TV não, apesar do painel ser 120hz, fica difícil manjar a diferença.
É normal. Tem gente que é mais sensível a isso, tem gente que não.
Responder
#24
Grayfox, o que acha dessa TV aqui?

https://www.submarino.com.br/produto/131...oduct_grid
Responder
#25
Pior que eu tô doido pra colocar uma TV maior (49 ou 55) no painel novo da sala, mas tá osso achar um modelo que atenda com uma qualidade que dure aí uns 5 ou 6 anos.
Comprei (início de 2010) a minha de LED 40" logo quando a Samsung começou no ramo de LED, e está ótima até hoje. Pretendo pegar uma maior por causa do painel novo.
Mas já queria algo tr00 HDR, tr004K e por aí vai. Emo
Responder
#26
Cotrip escreveu: (25-07-2017, 04:33 PM)Grayfox, o que acha dessa TV aqui?

https://www.submarino.com.br/produto/131...oduct_grid
As leds da LG utilizam a estrutura de pixels rgbw. Com a inserção do pixel branco, a tendência é uma imagem com cores bem inferiores, além de utilizar painel IPS, que possui bom ângulo de visão, mas contraste e níveis de preto ruins. Eu passaria bem longe.
Responder
#27
E esse lance de Quantum Dot? É puro apelo comercial ou é algo relevante mesmo?
Responder
#28
snascarella escreveu: (25-07-2017, 04:50 PM)E esse lance de Quantum Dot? É puro apelo comercial ou é algo relevante mesmo?
Puro marketing. A QLED da Samsung é uma piada, é uma led, com outro nome pra tentar bater de frente com as OLEDs da LG, e custa o preço de uma OLED, que é uma tecnologia MUITO superior.

Resumindo:

QLED = LED
OLED > LED/QLED
Responder
#29
Gray Fox escreveu: (25-07-2017, 04:46 PM)As leds da LG utilizam a estrutura de pixels rgbw. Com a inserção do pixel branco, a tendência é uma imagem com cores bem inferiores, além de utilizar painel IPS, que possui bom ângulo de visão, mas contraste e níveis de preto ruins. Eu passaria bem longe.

Manjei, além de rgbw ser fake 4k né. Quais TVs com bom CxB vc recomendaria hoje na faixa de 2000 ~ 3000?
Responder
#30
Cotrip escreveu: (25-07-2017, 05:08 PM)Manjei, além de rgbw ser fake 4k né. Quais TVs com bom CxB vc recomendaria hoje na faixa de 2000 ~ 3000?
Se conseguir chegar até 3k, recomendo a Samsung ku6400. É a melhor opção nesse preço, e se assistir a TV de frente, já que é painel VA. Pra quem assiste muito de lado, tem que ser IPS mesmo, embora a qualidade de imagem seja ruim, deteriora menos a partir de determinado ângulo. Mas fique ciente que essas tvs até uns 3k tem HDR fake, embora façam marketing de HDR Premium e o caralho a 4.
Responder
#31
Gray Fox escreveu: (25-07-2017, 05:13 PM)Se conseguir chegar até 3k, recomendo a Samsung ku6400. É a melhor opção nesse preço, e se assistir a TV de frente, já que é painel VA. Pra quem assiste muito de lado, tem que ser IPS mesmo, embora a qualidade de imagem seja ruim, deteriora menos a partir de determinado ângulo. Mas fique ciente que essas tvs até uns 3k tem HDR fake, embora façam marketing de HDR Premium e o caralho a 4.

Foda que a frequencia dessa é muito ruim, pra jogar acaba deixando "rastro" na imagem. :/

Eu sou muito sensível quanto isso. Porque jogo numa TV que tem frequencia de 240 Hz e quando mudo pra de 60 da sala aqui, é mto notável o borrão, especialmente em jogos de 60 fps.
Responder
#32
Cotrip escreveu: (25-07-2017, 05:23 PM)Foda que a frequencia dessa é muito ruim, pra jogar acaba deixando "rastro" na imagem. :/

Eu sou muito sensível quanto isso. Porque jogo numa TV que tem frequencia de 240 Hz e quando mudo pra de 60 da sala aqui, é mto notável o borrão, especialmente em jogos de 60 fps.
Só existe LCD/LED de 60 ou 120hz.
Responder
#33
Gray Fox escreveu: (25-07-2017, 05:27 PM)Só existe LCD/LED de 60 ou 120hz.

Sim, mas 120 Hz já é mais aceitável. É o mínimo imo.
Responder
#34
Ótimo tópico Gray!
Responder
#35
Cotrip escreveu: (25-07-2017, 05:23 PM)Foda que a frequencia dessa é muito ruim, pra jogar acaba deixando "rastro" na imagem. :/

Eu sou muito sensível quanto isso. Porque jogo numa TV que tem frequencia de 240 Hz e quando mudo pra de 60 da sala aqui, é mto notável o borrão, especialmente em jogos de 60 fps.

Cara, você não tá jogando com motionflow e essas porras de software que "melhoram" as coisas não né? Tu já pesquisou pra ver se tem um modo PC ou Game nessa TV da sala? Pode rolar uma melhora.
Responder
#36
Cotrip escreveu: (25-07-2017, 05:32 PM)Sim, mas 120 Hz já é mais aceitável. É o mínimo imo.
Em jogos ela vai funcionar em 60hz.
Responder
#37
Orelha1 escreveu: (25-07-2017, 05:56 PM)Cara, você não tá jogando com motionflow e essas porras de software que "melhoram" as coisas não né? Tu já pesquisou pra ver se tem um modo PC ou Game nessa TV da sala? Pode rolar uma melhora.

Não sei, uso pouco ela, por isso a falta de interesse. Vou caçar depois.

Gray Fox escreveu: (25-07-2017, 06:05 PM)Em jogos ela vai funcionar em 60hz.

Mas a diferença é aparente. Se não é pela frequência, seria por alguma funcionalidade como o orelha disse?
Responder
#38
Cotrip escreveu: (25-07-2017, 06:14 PM)Não sei, uso pouco ela, por isso a falta de interesse. Vou caçar depois.


Mas a diferença é aparente. Se não é pela frequência, seria por alguma funcionalidade como o orelha disse?

Está dentro do que o orelha disse. Embaçado, toda lcd/led e OLED tem, pois são sample and hold, ao contrário das CRTs e Plasmas, que são impulse.

Já o rastro, que você citou antes, é um problema das lcds/leds, e o fator determinante para se ter mais ou menos rastros na imagem, é o tempo de resposta dos pixels. Algumas lcds/leds vão ter tempo de resposta de 10-12ms, quando muito boas, outras podem chegar a 30ms, apenas pra exemplificar. As OLEDs, emboram tenham blur, não tem rastro, pois o tempo de resposta dos pixels é de 0ms.
Responder
#39
Cotrip escreveu: (25-07-2017, 06:14 PM)Não sei, uso pouco ela, por isso a falta de interesse. Vou caçar depois.


Mas a diferença é aparente. Se não é pela frequência, seria por alguma funcionalidade como o orelha disse?

Eu dei uma pesquisada de leve, e aparentemente só do painel ser 120hz já rolam uns pluses, mas nada que chegue perto dele rodar @120hz. Isso por pesquisas, já que nunca usei uma TV que fosse tivesse o painel de 120hz, mas que funcionasse em 60hz (pelo menos que eu soubesse). Já monitores de 120hz, a diferença é aparente com pouco tempo de uso, mesmo no desktop. Assim, se eu for caçar uma TV só pelo painel 120hz, ela teria que fazer 120hz no PC, senão pra mim não iria rolar. E como esses painéis são caros, prefiro ficar ignorante.
Responder
#40
Tem que ver o input lag ai.
Tem muita tv "120hz" que usa todo tipo de trucagem com motion vector pra reconstruir o movimento, que alem de fazer uma meleca bizarra ainda adiciona um monte de lag, porque ela precisa dos últimos quadros pra construir o motion vector.
Responder