Tópicos: 97
Essa é pra você, Z80a. Como foi bom você estar errado. Game Boy no Game Boy Color, Game Boy Color no Game Boy. Game Boy Color no GBA. GBA no DS. DS no 3DS. Super Game Boy. Game Boy Player. Game Cube no Wii. Wii no Wii U. E agora Switch no Switch 2.
Nintendo afirma que retrocompatibilidade do Switch 2 com jogos do 1 era a “melhor direção” para a plataforma
Representante da Nintendo comentou ao Game File brevemente sobre a decisão
Anunciado pela Nintendo recentemente, o Nintendo Switch 2 já tinha a confirmação de retrocompatibilidade com a biblioteca de jogos do Nintendo Switch atual desde novembro de 2024 – quando a empresa oficializou o recurso.
No anúncio de ontem, a empresa deixou claro que boa parte da biblioteca de jogos do Switch atual será compatível em versões física e digital com o Switch 2, excetuando alguns casos específicos que serão detalhados pela empresa futuramente.
O Game File entrou em contato com a Nintendo para saber um pouco mais sobre o suporte das editoras ao novo sistema, mas a Nintendo não quis comentar muito através de seu representante, que preferiu falar mais sobre a decisão pela retrocompatibilidade.
Ele afirmou que a escolha foi o “melhor direção” para o Switch 2 ao levar em conta a base instalada de jogadores presentes no Switch atual.
Confira o comentário na íntegra a seguir:
O Nintendo Switch é jogado por muitos consumidores, e decidimos que a melhor direção a tomar seria que os consumidores pudessem jogar seus softwares Nintendo Switch já comprados no sucessor do Nintendo Switch. Como resultado desse pensamento, o Nintendo Switch 2 roda jogos exclusivos do Nintendo Switch 2, bem como jogos físicos e digitais do Nintendo Switch.
O Nintendo Switch 2 tem lançamento global agendado para 2025.
Fonte: Universo Nintendo
Tópicos: 51
Wintry_Flutist escreveu: (17-01-2025, 10:38 PM)Qual a novidade?
O Z80a jurava de pés juntos que não ia ter retrocompatibilidade. Até falava que não era comum da Nintendo (mesmo com todas essas ocorrências).
Na época que não se sabia se ia ter ou não, eu falei que ia ter. Ainda bem que acertei.
Tópicos: 5
17-01-2025, 11:17 PM
(Última alteração: 17-01-2025, 11:18 PM por Z80a.)
Posseidon escreveu: (17-01-2025, 10:44 PM)O Z80a jurava de pés juntos que não ia ter retrocompatibilidade. Até falava que não era comum da Nintendo (mesmo com todas essas ocorrências).
Na época que não se sabia se ia ter ou não, eu falei que ia ter. Ainda bem que acertei. Se é assim que você quer lembrar, tá bom.
Mas até onde eu lembre, eu falava que não era garantido, porque nem sempre a nintendo faz, e não é uma questão de hardware suportar ou não apenas.
Tanto que você pode ver que o tom ali é "a gente decidiu fazer porque é melhor pros negócios".
Mas sim, ainda bem que isso estava errado :3
Z80a escreveu: (17-01-2025, 11:17 PM)Se é assim que você quer lembrar, tá bom.
Mas até onde eu lembre, eu falava que não era garantido, porque nem sempre a nintendo faz, e não é uma questão de hardware suportar ou não apenas.
Tanto que você pode ver que o tom ali é "a gente decidiu fazer porque é melhor pros negócios".
Mas sim, ainda bem que isso estava errado :3
 Ainda bem que você errou.
E não vem não. Você disse que não era comum à Nintendo a opção de retrocompatibilidade.
De todo modo, esses jogos ''incompatíveis'' estão dizendo ser coisas como o Labo. Espero que não sejam jogos simples que não rodem por algum motivo estranho.
Posseidon escreveu: (17-01-2025, 11:24 PM) Ainda bem que você errou.
E não vem não. Você disse que não era comum à Nintendo a opção de retrocompatibilidade.
De todo modo, esses jogos ''incompatíveis'' estão dizendo ser coisas como o Labo. Espero que não sejam jogos simples que não rodem por algum motivo estranho. É capaz de dar um ou outro, mas ai vem patch e arruma.
Mas acho que a disputa aqui é um "kid ou squid".
Se é console, só teve duas vezes que a nintendo fez retro, que foi gamecube -> Wii, Wii - > WiiU, e inclusive tirou o gamecube do WiiU.
Agora se é portatil, é seu pai nosso ali.
Acho que é portatil então :3
Z80a escreveu: (17-01-2025, 11:33 PM)É capaz de dar um ou outro, mas ai vem patch e arruma.
Mas acho que a disputa aqui é um "kid ou squid".
Se é console, só teve duas vezes que a nintendo fez retro, que foi gamecube -> Wii, Wii - > WiiU, e inclusive tirou o gamecube do WiiU.
Agora se é portatil, é seu pai nosso ali.
Acho que é portatil então :3
Já falaram da compatibilidade parcial. Alguns jogos provavelmente não vão rodar na tela maior inteira do Switch 2.
E deve ter uns bugs ou glitchs gráficos talvez. Afinal, são bem mais de 10000 jogos.
Jogos rodando em engines tipo Unity devem rodar mais tranquilos, mas tem muito jogo na eshop que roda em algumas engines bem estranhas.
Tópicos: 1.132
PSN: rodrigorey
Steam: rodrigorey
Posseidon escreveu: (17-01-2025, 11:42 PM)Já falaram da compatibilidade parcial. Alguns jogos provavelmente não vão rodar na tela maior inteira do Switch 2.
E deve ter uns bugs ou glitchs gráficos talvez. Afinal, são bem mais de 10000 jogos.
Jogos rodando em engines tipo Unity devem rodar mais tranquilos, mas tem muito jogo na eshop que roda em algumas engines bem estranhas. A Nintendo vai te enviar um kit de desenvolvimento pra ver se o seu vai ser retrocompatível?
Posseidon escreveu: (17-01-2025, 11:42 PM)Já falaram da compatibilidade parcial. Alguns jogos provavelmente não vão rodar na tela maior inteira do Switch 2.
Jogos rodando em engines tipo Unity devem rodar mais tranquilos, mas tem muito jogo na eshop que roda em algumas engines bem estranhas. Depende do que tem no chipe do sanduba 2,
Agora quanto a tela maior, tem sempre a opção horrivel de renderizar pra uma textura e esticar pela tela toda :3
É como se faz aquele screen percentage afinal.
Rodrigo Rey escreveu: (17-01-2025, 11:44 PM)A Nintendo vai te enviar um kit de desenvolvimento pra ver se o seu vai ser retrocompatível?
Provavelmente a minha Publisher vai fazer o pedido do Dev Kit do Switch 2.
Mas no meu caso, a minha engine é Cross-Gen, eu acho, acho que deve ser compatível com o Switch 2 quase certo, já que é Unity. Os meus dois jogos do Switch devem rodar no Switch 2 (assim espero).
Z80a escreveu: (17-01-2025, 11:50 PM)Depende do que tem no chipe do sanduba 2,
Agora quanto a tela maior, tem sempre a opção horrivel de renderizar pra uma textura e esticar pela tela toda :3
É como se faz aquele screen percentage afinal.
O que exatamente tem no chip do Switch 2 que pode dificultar a retro?
Jogos feitos em algumas versões da Unreal ou Unity, não vejo porque vai dar problema. Mas tem outras engines mais obscuras que talvez de problema.
Posseidon escreveu: (17-01-2025, 11:58 PM)O que exatamente tem no chip do Switch 2 que pode dificultar a retro?
Jogos feitos em algumas versões da Unreal ou Unity, não vejo porque vai dar problema. Mas tem outras engines mais obscuras que talvez de problema. Então, pode ter o contrario, tipo ter literalmente a GPU do switch lá, que nem acontece com o WiiU, ai é compatibilidade 100% garantida (exceto com coisa que falta no joystick).
Mas realisticamente, como é nvidia fazendo o chip, imagino que resolveram a coisa no nivel de API mesmo, já que os jogos usam aquela NVM proprietaria, ai é só fazer o novo chipe obedecer aos comandos que nem o velho.
Tópicos: 40
18-01-2025, 12:20 AM
(Última alteração: 18-01-2025, 12:22 AM por Kotonete.)
Acho que esse negócio de compatibilidade parcial é algo que eles escreveram pra cobrir umas anomalias tipo Nintendo Labo (no caso, os Toy-Cons que você coloca o Switch dentro do papelão) ou aqueles minigames do Mario Party/Clubhouse Games que usam múltiplas telas de Switch pra simular uma tela gigante. Aquela mensagem de compatibilidade é bem parecida (senão igual) ao que tem nas páginas oficiais do Switch Lite e o OLED, e no caso deles é só por isso.
Mas claro que sempre pode surgir uma surpresa ou outra, tal qual tem uns 4 jogos de PS4 que não rodam no PS5
Z80a escreveu: (18-01-2025, 12:07 AM)Então, pode ter o contrario, tipo ter literalmente a GPU do switch lá, que nem acontece com o WiiU, ai é compatibilidade 100% garantida (exceto com coisa que falta no joystick).
Mas realisticamente, como é nvidia fazendo o chip, imagino que resolveram a coisa no nivel de API mesmo, já que os jogos usam aquela NVM proprietaria, ai é só fazer o novo chipe obedecer aos comandos que nem o velho.
Kotonete escreveu: (18-01-2025, 12:20 AM)Acho que esse negócio de compatibilidade parcial é algo que eles escreveram pra cobrir umas anomalias tipo Nintendo Labo (no caso, os Toy-Cons que você coloca o Switch dentro do papelão) ou aqueles minigames do Mario Party/Clubhouse Games que usam múltiplas telas de Switch pra simular uma tela gigante. Aquela mensagem de compatibilidade é bem parecida (senão igual) ao que tem nas páginas oficiais do Switch Lite e o OLED, e no caso deles é só por isso.
Mas claro que sempre pode surgir uma surpresa ou outra, tal qual tem uns 4 jogos de PS4 que não rodam no PS5
Sim, deve ser isso mesmo. Como eu havia dito sobre o Labo.
Chip da NVIDIA deve facilitar.
Lembrando que hoje, há 23332 jogos digitais na Nintendo Norte Americana. Pode haver incompatibilidades casuais ou até totais no meio de tantos jogos.
18-01-2025, 12:44 AM
(Última alteração: 18-01-2025, 12:45 AM por Z80a.)
Possivel se for um esquema tipo "roda na minha maquina", tipo o jogo faz uma bosta invalida, tipo usa uma API de forma errada pra caralho, mas a forma como o switch lida com o erro não causa crash, mas no sanduba o segundo a coisa explode.
Ou pode ser um racing condition que nunca acontece no sanduba 1 porque o timing do erro é preciso, mas a CPU mais rápida do sanduba 2 faz o erro acontecer.
Tópicos: 210
Tem esse video da DF analisando o trailer... Vcs viram já?
Eles comentam disso de retrocompatibilidade e incompatibilidade lá pela metade do video.
Falam por exemplo de jogos que usam um sensor de infravermelho no Switch 1, e que parece que o joycon do 2 não tem.
1-2-Switch é um desses, que me lembre. Acho que o Labo usa a mesma feature.
Tópicos: 51
Isso aí nem merece discussão. Bom senso e aquele disclaimer no final do trailer deixam claro que é uma retrocompatibilidade quase total.
Tópicos: 40
18-01-2025, 02:55 AM
(Última alteração: 18-01-2025, 02:58 AM por Kotonete.)
Kadaj escreveu: (18-01-2025, 01:02 AM)Falam por exemplo de jogos que usam um sensor de infravermelho no Switch 1, e que parece que o joycon do 2 não tem.
Tópicos: 210
Fiz um baguléts inútil aqui pra dar pra ver melhor a diferença de tamanho dos joycons, tela e tal.
Eles não só aumentaram o tamanho dos joycons na vertical (por causa da tela) mas os botões tb ficaram um pouco maiores.
Tópicos: 316
já se foi o tempo que a nintendo era criativa
|