Oficial Tópico de Vendas Gerais de Consoles e Jogos - Famitsu, Circana, etc
De todas as regiões e todas as plataformas
Zero escreveu: (13-05-2024, 02:07 PM)JRPG, ao meu ver, sempre foi nicho. Teve um boom na segunda metade dos anos 90, pricipalmente por causa de FF7 e Pokemon e de lá pra cá parece cada vez mais nichado.

Lembro que na época do Snes eram raros os colegas\amigos que falavam de RPG em geral, lembro que a primeira vez que ouvi um colega falando de "FF" (Final Fantasy) pensei "que mentiroso, Final Fight nem é assim"  Blush  Blush  Blush

Porém é o cenário BR, crianças sem acesso a inglês de qualidade, os poucos que se aventuraram era com dicionários ou guias de revistas. Cursos começaram a se popularizar no inicio dos anos 2000, com preços mais acessíveis.
Sim, e sempre call of duty que vai ser mainstream, pois não precisa pensar, enquanto aqui a barreira é o idioma, lá o povo quer jogo rápido colorido e que vicia, JRPG é nicho, é um nicho que vendeu mais, mas continua sendo nicho.
Responder
e não entendo qual o problema da square colocar mais jogos em mais plataformas, quantos mais jogadores tiverem acesso melhor pô!
Responder
SeuMadruga escreveu: (13-05-2024, 03:06 PM)e não entendo qual o problema da square colocar mais jogos em mais plataformas, quantos mais jogadores tiverem acesso melhor pô!

Sony paga por exclusividades temporárias e é o console 4k com maior base instalada!!
Responder
SeuMadruga escreveu: (13-05-2024, 03:06 PM)e não entendo qual o problema da square colocar mais jogos em mais plataformas, quantos mais jogadores tiverem acesso melhor pô!
enquanto isso, a sega vai quebrando recordes com persona e ryu ga gotoku
Responder
Meio Kilo escreveu: (13-05-2024, 02:51 PM)Sim, e sempre call of duty que vai ser mainstream, pois não precisa pensar, enquanto aqui a barreira é o idioma, lá o povo quer jogo rápido colorido e que vicia, JRPG é nicho, é um nicho que vendeu mais, mas continua sendo nicho.

Eu experimentei RPG em geral desde os 8bits (entrava bem tardiamente nas gerações) a falta da animação nas ações dos personagens era fun killer, não lembro qual FF era exato, fui experimentar, selecionei "attack" a figura do personagem só se movia próximo ao adversário, ele piscava subindo um número representando dano Facepalm Facepalm Facepalm Facepalm ... é frescura? Sim!! Porém continuo tendo aversão a RPGs sem animação, pode ter o plot que for os personagens que forem (até pokémon entrou no meio).

Pokémon só me conquistou por causa do colecionismo de bixinhos, o primeiro JRPG que gostei de verdade foi o Breath of Fire IV, pois ja tinha o guia em uma revista que comprei por causa dos KoF 97/98. Ficava namorando as fotos e as descrições do game, tudo parecia extremamente grandioso. Só entendi o que se passava pois os redatores colocavam a lore junto com o passo a passo, senão eu só ia skippar aquele bando de palavras ilegíveis.
Responder
nego tem uma ilusão maluca, nunca os jrpgs venderam tanto quanto atualmente

somente final fantasy 7 realmente vendeu algo fora da bolha
Responder
Vilela escreveu: (13-05-2024, 03:24 PM)nego tem uma ilusão maluca, nunca os jrpgs venderam tanto quanto atualmente

somente final fantasy 7 realmente vendeu algo fora da bolha
ffxii e dq no japão que o digam
Responder
Meio Kilo escreveu: (13-05-2024, 03:34 PM)ffxii e dq no japão que o digam
nenhum desses passou de 5 milhões, qualquer jogo merda da ea vende mais que isso e é considerado um fracasso fechando o estúdio logo depois

é só ver esses xenoblades, bagulho é o milagre do milagre em nível técnico no aparelho, switch com base instalda da 70 trilhões, média 90 no metacritics e mesmo assim qualquer jogo merda ocidental vendeu 2x mais e foram considerados um fracasso
Responder
Vilela escreveu: (13-05-2024, 03:36 PM)nenhum desses passou de 5 milhões, qualquer jogo merda da ea vende mais que isso e é considerado um fracasso fechando o estúdio logo depois

é só ver esses xenoblades, bagulho é o milagre do milagre em nível técnico no aparelho, switch com base instalda da 70 trilhões, média 90 no metacritics e mesmo assim qualquer jogo merda ocidental vendeu 2x mais e foram considerados um fracasso
estávamos falando justamente sobre isso

[Imagem: eOOIMaH.png]

Empresas ocidentais gastam demais, não sabem treinar os funcionários e gastam com porcaria, estúdios japas são bem treinados e gastam menos para fazer bons jogos.
Responder
Mesmo sendo um late port de anos, Persona 5 vendeu consideravelmebte na Steam
https://steamdb.info/app/1687950/

Nier Automata tbm vendeu milhões na plataforma
Responder
Caiops escreveu: (13-05-2024, 04:03 PM)Mesmo sendo um late port de anos, Persona 5 vendeu consideravelmebte na Steam
https://steamdb.info/app/1687950/

Nier Automata tbm vendeu milhões na plataforma
nenhum passou de 300k, até as vendas físicas são mais relevantes
Responder
já saiu até a data do rebirth no xbox e switch, daqui uns dias

[Imagem: 1ymt6gqkmaob1.png]
Responder
Para não precisar quotar inúmeros usuários tentarei sintetizar o que tentei falar em um único post:

Talvez JRPGs sempre foram nicho, mas existiu gerações em que os que mais vendiam não ficavam tão distantes das maiores franquias 3rds porque o mercado era menor, então a sensação é que esses jogos não tinham uma disparidade entre orçamento de produção e vendas.

Mesmo sendo o período que, talvez, em vendas absolutas os jogos do gênero mais vendam, jogos da Square tem orçamento não muito distante dos jogos que mais vendem das 3rds e vendem muito menos. Dá pra sentir um orçamento gigante nos dois últimos FFs, então não será vendas de 7 milhões que serão grande coisa e ainda venderam substancialmente abaixo disso.

Chegamos a um patamar que FF e DQ precisariam manter suas vendas com menos orçamento do que os maiores 3rds, mas ao mesmo tempo essas franquias sempre mantiveram altos padrões para suas respectivas gerações, então isso poderia até diminuir o apelo das franquias.
Responder
Caiops escreveu: (13-05-2024, 04:03 PM)Mesmo sendo um late port de anos, Persona 5 vendeu consideravelmebte na Steam
https://steamdb.info/app/1687950/

Nier Automata tbm vendeu milhões na plataforma
Foda que o mercado não pode se basear em casos extraordinários para justificar o investimento e continuidade em um tipo de jogo.

Replicar o sucesso dessas séries é difícil na mesma proporção de lançarem um GaaS que consiga ser destaque em meio a tantos jogos já estabelecidos.

Persona 5 teve muito prestígio e uma ânsia grande por ser exclusivo de PS por muito tempo, além de ter saído pra Switch que vende muito no Japão. Jogo principal de FF geralmente não rodam no hardware portátil da Nintendo da vez.
Responder
Vilela escreveu: (13-05-2024, 04:09 PM)nenhum passou de 300k, até as vendas físicas são mais relevantes

https://steamdb.info/app/1687950/charts/

Owner estimations
~857.9 k by PlayTracker
~1.42 M by Gamalytic
~1.44 M by SteamSpy
~2.01 M by VG Insights

Detalhe: jogo ficou 1 ano no Gamepass e tava full price no Steam durante esse período

https://steamdb.info/app/524220/charts/

Owner estimations
~2.49 M by SteamSpy
~2.88 M by Gamalytic
~2.90 M by VG Insights
~4.04 M by PlayTracker

Outra curiosidade:

De abril de 2023 até março de 2024 a franquia Persona vendeu mais de 5 milhões de cópias, nesse período só teve dois lançamentos: Persona 5 Tactica e Persona 3 Reload (ambos day 1 no Gamepass).

E no período de janeiro de 2024 até março de 2024 a franquia vendeu 2.4 milhões, então pode-se dizer que o Persona 3 Reload tá beirando aos 2 milhões e isso com o jogo no Gamepass.

E ainda tem Yakuza vendendo muito também

joguinho exclusivo = fracasso
Responder
ultra owned! Loles
Responder
recorde de user simultaneos é de 5 pessoas e vai ter vendido 2 milhões sim Loles
Responder
Vilela escreveu: (13-05-2024, 05:15 PM)recorde de user simultaneos é de 5 pessoas e vai ter vendido 2 milhões sim  Loles
da para jogar offline
Responder
Meio Kilo escreveu: (13-05-2024, 06:10 PM)da para jogar offline
isso que não viu as jogatinas offlines digitais

acreditar em estimativas de vendas sem nenhum fundamento assim é engraçado, margem de erro de 2 milhões
Responder
Vilela escreveu: (13-05-2024, 06:17 PM)isso que não viu as jogatinas offlines digitais

acreditar em estimativas de vendas sem nenhum fundamento assim é engraçado, margem de erro de 2 milhões

Sei que tá trollando mas ok:

Horizon Zero Dawn teve um pico de 56k de jogadores simultâneos e de acordo com a Sony, o jogo vendeu até maio de 2022 em torno de 2.4 milhões de cópias.



Outro exemplo:

Persona 4 Golden teve um pico de 30k e a Atlus confirmou 1 milhão de vendas no Steam

As estimativas do Steamspy e outros não são 100% corretas mas o número é sempre muito próximo do que realmente vendeu.
Responder