Victor Neri escreveu: (24-10-2023, 02:06 AM)Fechei Gears 5. Muito bom. Até um pouco superior ao 4. Acho que os meus preferidos são o 2 e o 5 agora.
O 5 teve boas ideias, mas achei a execução da campanha do 4 superior. Joguei o 4, em seguido o 5, voltei pro 4 terminar no insano. De primeira instância, o 4 tinha um gostinho de "legal mas sem sal", quando retornei ele ficou bem melhor.
Zerei New Super Mario Bros. U Deluxe, 100%. Luigi U fica pra depois.
Se for ver isoladamente, esse é fácil o melhor de todos os New Marios. Ele é ligeiramente melhor do que os outros em basicamente todos os aspectos (world map interconectado, background das fases, power-ups, level design, dificuldade, bosses, etc) o que faz dele o melhor plataforma 2D da franquia excluindo Bros. 3 e World (não joguei Wonder ainda).
Modo challenges é legalzão, principalmente a categoria special, e já deveria existir desde a versão do Wii. Se alguém quiser escolher só um New Mario para jogar, esse é o seu jogo sem dúvidas.
O grande problema é que ele foi o quarto da série New (o segundo em 2012), e outra vez de novo não tem quase nada. Quero dizer, ele pode ser o melhor, mas no contexto da época dá pra entender quem cagou e andou. Muito bom jogo, mas longe de ser empolgante.
27-10-2023, 01:27 PM (Última alteração: 27-10-2023, 01:30 PM por Kotonete.)
De todo mundo que dá uma chance pros New Super Mario Bros., acho que tem um bom número que concorda que o U é o melhor. Mas eu não consigo gostar nhaum. Comecei ele umas 5 vezes no Wii U e ia empurrando com a barriga até o mundo 2 e dropava. O overworld tinha várias coisas interessantes rolando e eu achava bem legal, mas as fases em si nunca me fizeram clicar com o jogo.
Sem ter jogado o wonder, isoladamente eu acho o Wii o melhor Mario 2D já feito (foi meu primeiro New Mario). Em segundo fica o New de 3DS, porque mesmo tendo 0 inovação, eu gosto de como as fases são mais curtas (e gostei da gimmick de moedas, apesar dela não carregar o jogo).
E fica a curiosidade: a ideia de challenges do U surgiu durante o desenvolvimento do de Wii, mas não era uma feature implementada, era só uma listona de desafios que os próprios devs criaram pra se desafiarem e se divertirem durante o desenvolvimento. A Nintendo pegou essa lista, deu uma polida e lançou online como parte do marketing do jogo. Não é a melhor solução do mundo, mas se um dia você for voltar pro de Wii, vale a pena dar uma caçada nela. Se pá, hoje em dia tem tanto mod pra Mario de Wii que provavelmente alguém já fez um mod implementando esses desafios no jogo mesmo, hahah
Isso das fases eu sinto com o original de DS. Foi meu primeiro New Mario, mas é simplório demais se comparado com as sequências. Pelo menos ele era de fato novo, pensando agora é o oposto do problema do U Acho que vai muito do desgaste que a série vai tendo a cada jogo, fica cada vez mais difícil engolir o próximo, independente da qualidade.
Por exemplo, chegando lá no mundo 6 eu dei uma cansada desse jogo, mas eu percebi na hora que o problema não era a qualidade dele, e sim o fato de ser o 4º mais-do-mesmo na sequência, entende? Eu entendo que você dropou 5 vezes, até os gimmicks das fases são parecidos.
Aposto que se U fosse o único NSMB (ou pelo menos o 2º depois do DS), ele teria sido mil vezes melhor recebido. Bom, o que importa agora é que a Nintendo tomou vergonha na cara e voltou a tratar a série como gente com o Wonder.
27-10-2023, 05:00 PM (Última alteração: 27-10-2023, 05:05 PM por Kotonete.)
Imigrante Italiano escreveu: (27-10-2023, 04:23 PM)Isso das fases eu sinto com o original de DS. Foi meu primeiro New Mario, mas é simplório demais se comparado com as sequências. Pelo menos ele era de fato novo, pensando agora é o oposto do problema do U Acho que vai muito do desgaste que a série vai tendo a cada jogo, fica cada vez mais difícil engolir o próximo, independente da qualidade.
Por exemplo, chegando lá no mundo 6 eu dei uma cansada desse jogo, mas eu percebi na hora que o problema não era a qualidade dele, e sim o fato de ser o 4º mais-do-mesmo na sequência, entende? Eu entendo que você dropou 5 vezes, até os gimmicks das fases são parecidos.
Aposto que se U fosse o único NSMB (ou pelo menos o 2º depois do DS), ele teria sido mil vezes melhor recebido.Bom, o que importa agora é que a Nintendo tomou vergonha na cara e voltou a tratar a série como gente com o Wonder.
Super. Especialmente porque eu acho que ele foi o único jogo da série sem que o marketing estivesse martelando alguma novidade minimamente interessante (o de Wii era o primeiro com co-op, o de 3DS era foco em moedas). O de Wii U parecia muito ser só um level pack em HD do de Wii e gg, então ele é de longe o lançamento com mais cara de cansado (independente da qualidade dele).
O de DS na época eu até gostei bastante, mas rejogando ele uns anos atrás deu pra notar que ele tem uma qualidade bem inconsistente ao longo dos mundos.
E apesar do Wonder provavelmente ser lembrado daqui pra frente como o jogo que matou os New Mario, queria dar um shout-out pros Mario Makers, que apesar de serem jogos com foco em montar fases, tem seleções de fases 'artesanais' ótimas. Inclusive fiquei tentado a ir atrás do Mario Maker de 3DS, que apesar da péssima fama de não poder fazer upload de fases, tem uma seleção de fases artesanais diferente da do Wii U.
Ok, amiibos, chegou a hora. Vários de vocês tem me mandado MPs à semanas perguntando sobre Pokémon Sleep. E agora que eu joguei diariamente por um mês, consigo dar meu review definitivo. Vale apontar que tô jogando com o acessório Pokémon Plus +, então a experiência do tracking do sono em si tá sendo ótima (do contrário você precisa dormir com o celular no colchão).
Como funciona: o jogo é dividido em 4 fases, basicamente: Tracking, Overview, Capturar Pokémons e Alimentar o seu Snorlax.
Em mais detalhes, é assim:
Tracking: Tu ativa o modo sleep no acessório/celular pra avisar que você vai dormir. Tu bota na cama perto do travesseiro e ele vai monitorar seu sono. Quando tu acorda, aperta o botão pra ele parar de fazer o tracking.
Overview: Quando tu abre o jogo pela primeira vez no dia, ele vai dar seus stats sobre como foi seu sono e vai dar uma nota, que é basicamente definida pelo quanto tempo você dormiu (dormir demais ou de menos te tira pontos). Ele também vai classificar seu tipo de sono com base no quanto você tem de sono leve e sono pesado. Não consigo atestar o quão preciso são os valores de sono leve/pesado (imagino que o tracking de um smartwatch seja melhor), mas eu sinto que ele pelo menos é muito preciso em detectar quanto tempo eu levo pra cair no sono de fato, então ele no mínimo é bom o bastante.
Capturar Pokémons: A próxima tela é uma ilhota com um Snorlax no meio. No lore do jogo o Snorlax emanana ondas de sono que atraem pokémons pra dormir perto dele. Quando você abre o jogo pela primeira vez depois de dormir, você vai basicamente preencher um album de figurinhas com os pokémons que apareceram e os tipos de sono que eles tem. Ex: É comum aparecer Magnemite, mas tem umas 4 versões diferentes dele que podem surgir: a que dorme encostado no chão, a que dorme flutuando, a que dorme flutuando porém de cabeça pra baixo, etc. Enfim, toda sessão vai ter uns 5+ Pokémons diferentes. Você também pode oferecer comida para que esses pokémons entrem no seu time permanentemente, o que é importante pra próxima etapa.
Alimentar o Snorlax: É a parte que o jogador provavelmente vai passar a maior parte do tempo jogando acordado. Você designa um grupo de Pokémons pra cuidar do Snorlax, e eles vão passivamente colhendo berries e ingredientes pro Snorlax. Você alimenta o Snorlax e com isso ele sobe de nível, e esse ponto é chave, porque quanto mais nível ele tem, mais raros são os bichos que ele atrai.
Você pode jogar de forma paranóica e entrar no jogo a cada 5 minutos pra ver se surgiu mais comida, mas não vale a pena. O jogo é meio que feito pra você entrar só 3 vezes no dia pra alimentar o bicho.
Ao final da semana você se despede do seu Snorlax e um novo aparece (e você pode mudar de região, que vai te dar acesso a mais tipos de pokémon), e o ciclo recomeça. Porém seus Pokémons estão mais fortes, então provavelmente o Snorlax da nova semana vai conseguir ser mais forte do que o da anterior.
Em outras palavras, quase não dá pra chamar de jogo. É meio que um grande idle game combinado com um sleep tracker e um album de figurihas. E ele tem meio que infinitos levels, barras de progresso pra preencher, recursos e moedas diferentes, timers e afins, então é bem um Mobile Game: The Game.
MAS, eu tô numa nóia pra tentar dormir melhor nos últimos meses e esse jogo era exatamente o que eu precisava pra levar isso um pouquinho mais a sério. Basicamente você progride muito mais devagar quando você dorme pouco: tem menos bicho pra capturar, seus pokémons ganham muito menos XP, você recebe pouquíssima currency, etc.
Gostei que o jogo não sugere um horário de sono pra ti, ele só pergunta qual o horário que você gostaria de dormir daqui pra frente e te premia quanto mais consistente você for, desde que você durma ~8h por noite. Tem jogos / apps de lifestyle dessse tipo que meio que esperam que você mude sua vida pra se adequar a eles, mas não achei esse o caso aqui.
Ajuda muito que o principal vetor pra eu querer jogar esse jogo a sério foi a minha esposa, que comprou a ideia desse jogo assim que ficou sabendo sobre. Então trocar as experiências com ela tá sendo um incentivo extra pra jogar / dormir melhor. Mesmo assim, gosto que o app não foi pra uma rota de ser uma puta experiência social em que você se ferra muito por jogar sozinho, como Pokémon GO. Tu tem uma aba de amigos no jogo mas ele não espera que você tente sincronizar o horário de sono com eles ou qualquer merda do tipo, graças a deus.
Enfim. Recomendo pra quem tá procurando incentivos pra tentar dormir melhor/ter uma rotina de sono mais consistente. Talvez seja divertido pra quem não esteja procurando isso (já que seu score vai ser sempre ótimo) mas não tem muito jogo aqui não. É só um album de fugurinhas glorificado.
Kotonete escreveu: (27-10-2023, 06:11 PM)MAS, eu tô numa nóia pra tentar dormir melhor nos últimos meses e esse jogo era exatamente o que eu precisava pra levar isso um pouquinho mais a sério. Basicamente você progride muito mais devagar quando você dorme pouco: tem menos bicho pra capturar, seus pokémons ganham muito menos XP, você recebe pouquíssima currency, etc.
Mafia 3 Definitive Edition zerado (40h+-). Primeira vez que volto pra rejogar depois de 2017+-. Continua um jogo extremamente falho no seu design, mas que conta com um storytelling fantástico, atuações e cutscenes de extrema qualidade, bom gameplay (continua tendo um dos gameplays de carrinho mais redondos num open world), e tirando um problemas chatos de texturas muito cocozentas até pra 2016, até bem bonitinho, ainda mais em resoluções altas. Bons dlcs também. Jom bogo, mas tem que ter um certo saco pra repeteco do design de roubar áreas de chefes, apesar de fazer sentido nesse jogo.
Agora pouco, fechei Alan Wake Remastered. Cês já sabem né, jogão da porra, porém, com essa jogada, ficou bem claro que dava pra cortar a gordura em 2h+-. O episódio 3 em particular, enrolou um bocado lá pro fim. Mas do 4 pra frente, o jogo engrena fortemente até o fim. Acabei deixando ambos os dlcs do jogo e do control prum recap completinho no YouTube. Tem um bocado de coisas desses dlcs que eu não lembrava nadinha, e agora o hype pro 2 tá como, alto.
Orelha1 escreveu: (27-10-2023, 08:01 PM)Mafia 3 Definitive Edition zerado (40h+-). Primeira vez que volto pra rejogar depois de 2017+-. Continua um jogo extremamente falho no seu design, mas que conta com um storytelling fantástico, atuações e cutscenes de extrema qualidade, bom gameplay (continua tendo um dos gameplays de carrinho mais redondos num open world), e tirando um problemas chatos de texturas muito cocozentas até pra 2016, até bem bonitinho, ainda mais em resoluções altas. Bons dlcs também. Jom bogo, mas tem que ter um certo saco pra repeteco do design de roubar áreas de chefes, apesar de fazer sentido nesse jogo.
Kotonete escreveu: (27-10-2023, 06:11 PM)Ok, amiibos, chegou a hora. Vários de vocês tem me mandado MPs à semanas perguntando sobre Pokémon Sleep. E agora que eu joguei diariamente por um mês, consigo dar meu review definitivo. Vale apontar que tô jogando com o acessório Pokémon Plus +, então a experiência do tracking do sono em si tá sendo ótima (do contrário você precisa dormir com o celular no colchão).
Como funciona: o jogo é dividido em 4 fases, basicamente: Tracking, Overview, Capturar Pokémons e Alimentar o seu Snorlax.
Em mais detalhes, é assim:
Tracking: Tu ativa o modo sleep no acessório/celular pra avisar que você vai dormir. Tu bota na cama perto do travesseiro e ele vai monitorar seu sono. Quando tu acorda, aperta o botão pra ele parar de fazer o tracking.
Overview: Quando tu abre o jogo pela primeira vez no dia, ele vai dar seus stats sobre como foi seu sono e vai dar uma nota, que é basicamente definida pelo quanto tempo você dormiu (dormir demais ou de menos te tira pontos). Ele também vai classificar seu tipo de sono com base no quanto você tem de sono leve e sono pesado. Não consigo atestar o quão preciso são os valores de sono leve/pesado (imagino que o tracking de um smartwatch seja melhor), mas eu sinto que ele pelo menos é muito preciso em detectar quanto tempo eu levo pra cair no sono de fato, então ele no mínimo é bom o bastante.
Capturar Pokémons: A próxima tela é uma ilhota com um Snorlax no meio. No lore do jogo o Snorlax emanana ondas de sono que atraem pokémons pra dormir perto dele. Quando você abre o jogo pela primeira vez depois de dormir, você vai basicamente preencher um album de figurinhas com os pokémons que apareceram e os tipos de sono que eles tem. Ex: É comum aparecer Magnemite, mas tem umas 4 versões diferentes dele que podem surgir: a que dorme encostado no chão, a que dorme flutuando, a que dorme flutuando porém de cabeça pra baixo, etc. Enfim, toda sessão vai ter uns 5+ Pokémons diferentes. Você também pode oferecer comida para que esses pokémons entrem no seu time permanentemente, o que é importante pra próxima etapa.
Alimentar o Snorlax: É a parte que o jogador provavelmente vai passar a maior parte do tempo jogando acordado. Você designa um grupo de Pokémons pra cuidar do Snorlax, e eles vão passivamente colhendo berries e ingredientes pro Snorlax. Você alimenta o Snorlax e com isso ele sobe de nível, e esse ponto é chave, porque quanto mais nível ele tem, mais raros são os bichos que ele atrai.
Você pode jogar de forma paranóica e entrar no jogo a cada 5 minutos pra ver se surgiu mais comida, mas não vale a pena. O jogo é meio que feito pra você entrar só 3 vezes no dia pra alimentar o bicho.
Ao final da semana você se despede do seu Snorlax e um novo aparece (e você pode mudar de região, que vai te dar acesso a mais tipos de pokémon), e o ciclo recomeça. Porém seus Pokémons estão mais fortes, então provavelmente o Snorlax da nova semana vai conseguir ser mais forte do que o da anterior.
Em outras palavras, quase não dá pra chamar de jogo. É meio que um grande idle game combinado com um sleep tracker e um album de figurihas. E ele tem meio que infinitos levels, barras de progresso pra preencher, recursos e moedas diferentes, timers e afins, então é bem um Mobile Game: The Game.
MAS, eu tô numa nóia pra tentar dormir melhor nos últimos meses e esse jogo era exatamente o que eu precisava pra levar isso um pouquinho mais a sério. Basicamente você progride muito mais devagar quando você dorme pouco: tem menos bicho pra capturar, seus pokémons ganham muito menos XP, você recebe pouquíssima currency, etc.
Gostei que o jogo não sugere um horário de sono pra ti, ele só pergunta qual o horário que você gostaria de dormir daqui pra frente e te premia quanto mais consistente você for, desde que você durma ~8h por noite. Tem jogos / apps de lifestyle dessse tipo que meio que esperam que você mude sua vida pra se adequar a eles, mas não achei esse o caso aqui.
Ajuda muito que o principal vetor pra eu querer jogar esse jogo a sério foi a minha esposa, que comprou a ideia desse jogo assim que ficou sabendo sobre. Então trocar as experiências com ela tá sendo um incentivo extra pra jogar / dormir melhor. Mesmo assim, gosto que o app não foi pra uma rota de ser uma puta experiência social em que você se ferra muito por jogar sozinho, como Pokémon GO. Tu tem uma aba de amigos no jogo mas ele não espera que você tente sincronizar o horário de sono com eles ou qualquer merda do tipo, graças a deus.
Enfim. Recomendo pra quem tá procurando incentivos pra tentar dormir melhor/ter uma rotina de sono mais consistente. Talvez seja divertido pra quem não esteja procurando isso (já que seu score vai ser sempre ótimo) mas não tem muito jogo aqui não. É só um album de fugurinhas glorificado.