Posts: 18.485
Tópicos: 210
Registrado: Oct 2008
Z80a escreveu: (11-07-2022, 11:10 PM)É uma daquelas malditas coisas que eu "vi na tv uma vez e nunca mais".
Tinha um documentario sobre o making of do sewer shark que é na mesma base que eu adoraria ver
Mas por outro lado, o video que eu postei seria impossível com essa tecnica de só mover o dinossauro pra fazer motion blur, já que o dino esta parado na animação e não tem o quadro a quadro que você ve normalmente em stop motion.
Vc move o dino pra trás um pouco, coloca ele em outra pose e ao fotografar move ele pra frente um tanto.
Posts: 23.562
Tópicos: 5
Registrado: Sep 2008
11-07-2022, 11:48 PM
(Última alteração: 11-07-2022, 11:48 PM por Z80a.)
Kadaj escreveu: (11-07-2022, 11:34 PM)Vc move o dino pra trás um pouco, coloca ele em outra pose e ao fotografar move ele pra frente um tanto. Isso faria ele ficar "borrando" numa direção especifica, ao invés de ter motion blur pra todas as direções que os braços e pernas etc.. vão.
Mas de qualquer forma, seria uma técnica absurdamente cara, e não acho que funcionaria com inserção de fundo necessariamente usando as técnicas da época.
Se eu não me engano, pra colar um bonequinho na cena, você tem que fazer uma "mascara preta" dele, re-filmar a cena com a mascara por cima, e ai juntar os dois filmes e re-projetar de novo etc..
Posts: 17.503
Tópicos: 38
Registrado: Feb 2009
Kadaj escreveu: (11-07-2022, 07:35 PM)CG da época:
Esse hoje parece tosco, mas na época me deixava de queixo caído, acho que vi esse filme umas cem vezes, passavam direto na Sessão da Tarde
Posts: 18.485
Tópicos: 210
Registrado: Oct 2008
Z80a escreveu: (11-07-2022, 11:48 PM)Isso faria ele ficar "borrando" numa direção especifica, ao invés de ter motion blur pra todas as direções que os braços e pernas etc.. vão.
Mas de qualquer forma, seria uma técnica absurdamente cara, e não acho que funcionaria com inserção de fundo necessariamente usando as técnicas da época.
Se eu não me engano, pra colar um bonequinho na cena, você tem que fazer uma "mascara preta" dele, re-filmar a cena com a mascara por cima, e ai juntar os dois filmes e re-projetar de novo etc..
De fato.
Bom, vc me obrigou a ir procurar num livro de efeitos especiais que a Wikipedia cita e que por um acaso eu tenho. E por causa disso acabei achando mais algumas coisas na Internet (o Google-fu não tava funcionando).
Enfim: Usaram Go-motion no Dragonslayer, que é um filme de 1981. A técnica envolveu essencialmente prender varas em uma ponta nas partes do boneco que se mexem, na outra em motores de passo presos em um rig (foto abaixo) que fica em cima de uma dolly, e esses motores ligados em controladoras. O animador vai lá e faz a animação dele do mesmo jeito que faz com stop motion, mas no lugar de fotografar o boneco, os movimentos dele são registrados num computador. Depois, filmam também como se fossem fazer em stop motion, deixando o obturador da câmera aberto mais tempo. Nisso o computador faz as varas (e nisso os membros, cabeça, etc. do bicho) se moverem um pouco, interpolando entre duas posições, dando o efeito de motion blur. As varas são tiradas depois com uma máscara (ótica, no caso).
Mais infos disso aqui:
https://monsterlegacy.net/2013/04/14/ver...ve-part-3/
Já no Jurassic Park... pelo que dá pra entender nessa entrevista aqui, eles usaram stop motion combinado com morphing (digital) pra fazer o motion blur, tb interpolando entre duas posições, mas dessa vez usando fotos mesmo.
Suponho que aquele teste ali tenha usado isso.
Citação:Craig Hayes (computer interface engineer, Tippett Studio): Basically all the full-motion dinosaurs were going to be foam, latex, aluminium and steel armature stop-motion puppets, that would then be shot on bluescreen. And they would be composited and also further motion blurred with computer graphics.
Brian Knep: That was actually the first thing I did on Jurassic Park at ILM, these tests to make the go-motion look less ‘jumpy’ by adding motion blur. It was a bit of experimental project where we took some of the software that was used to do 2D morphing on Willow – MORF – and we created a way where we could take two frames of stop-motion animation and basically create a morph between them. Then we would render that morph at, let’s say, 60 different states midway between the frames and then composite all those to create a fake motion blur.
Craig Hayes: When I saw the first motion blur tests applied to stop-motion animation, I was kind of flabbergasted. It was just really exciting because it just filled in so many of the blanks in ways that even to a certain extent the go-motion stuff didn’t do.
Brian Knep: We got some good results but it was very slow and a pain in the ass. At the same time I was working on that, [CG animator] Steve ‘Spaz’ Williams and [co-visual effects supervisor] Mark Dippe and some of the other folks were working on some secret 3D tests.
Agora, por que não usar go-motion no Robocop, que foi feito 6 anos depois...
Posts: 18.714
Tópicos: 9
Registrado: Feb 2009
Para falar a verdade, por ser baseado em um vitral e não necessitar de uma geometria muito complexa faz com que tenha envelhecido surpreendentemente bem, comparado a outras CGs até bem mais recentes que essa.
Posts: 69.704
Tópicos: 273
Registrado: Jan 2009
parece verídico
Posts: 6.010
Tópicos: 38
Registrado: Feb 2009
Fake, vão lançar DLC pro Dragonball Xenoverse 2 até 2050, só aí vão considerar o 3
Posts: 23.562
Tópicos: 5
Registrado: Sep 2008
Kadaj escreveu: (12-07-2022, 01:30 AM)De fato.
Bom, vc me obrigou a ir procurar num livro de efeitos especiais que a Wikipedia cita e que por um acaso eu tenho. E por causa disso acabei achando mais algumas coisas na Internet (o Google-fu não tava funcionando).
Enfim: Usaram Go-motion no Dragonslayer, que é um filme de 1981. A técnica envolveu essencialmente prender varas em uma ponta nas partes do boneco que se mexem, na outra em motores de passo presos em um rig (foto abaixo) que fica em cima de uma dolly, e esses motores ligados em controladoras. O animador vai lá e faz a animação dele do mesmo jeito que faz com stop motion, mas no lugar de fotografar o boneco, os movimentos dele são registrados num computador. Depois, filmam também como se fossem fazer em stop motion, deixando o obturador da câmera aberto mais tempo. Nisso o computador faz as varas (e nisso os membros, cabeça, etc. do bicho) se moverem um pouco, interpolando entre duas posições, dando o efeito de motion blur. As varas são tiradas depois com uma máscara (ótica, no caso).
Mais infos disso aqui:
https://monsterlegacy.net/2013/04/14/ver...ve-part-3/
Já no Jurassic Park... pelo que dá pra entender nessa entrevista aqui, eles usaram stop motion combinado com morphing (digital) pra fazer o motion blur, tb interpolando entre duas posições, mas dessa vez usando fotos mesmo.
Suponho que aquele teste ali tenha usado isso.
Agora, por que não usar go-motion no Robocop, que foi feito 6 anos depois... Eu tenho a ligeira impressão de que pode ser proposital, dado o humor negro do filme.
A cara de stop motion faz as maquinas parecerem mais "retardadas".
Posts: 6.010
Tópicos: 38
Registrado: Feb 2009
14-07-2022, 11:21 AM
(Última alteração: 14-07-2022, 11:21 AM por Kotonete.)
Nintendo adquiriu a empresa japonesa Dynamo Pictures, que já fez alguns trabalhos de CG para a Nintendo antes (como nos curtas de Pikmin e as CGs de Metroid: Other M).
O que ninguém está comentando é que essa empresa faz muita coisa além disso, desde comerciais a filmes pro cinema, e eles fazem também vídeos e jogos VR pra parques de diversões, instalações, etc.
O que absolutamente NINGUÉM está comentando, e que eu descobri hoje, é que existe um Ace Attorney pra VR que eles co-desenvolveram com a Capcom.
https://www.capcom.co.jp/amusement/game/...banvr.html
Vontade da porra de experimentar, mas o jogo é um desses que tu vai numa instalação pra jogar, então só viajando pro Japão mesmo.
Posts: 79.610
Tópicos: 78
Registrado: Dec 2013
Bora, excursão pro Japão pra jogar porcaria de arcade. Eu quero aquele de tocar a mão da Nenechi.
Posts: 69.704
Tópicos: 273
Registrado: Jan 2009
Você que gosta de jogos diferentes menino kotonete, vai sair para o switch esse goty
Massage Freaks para a Nintendo Switch vai-te permitir exercitar as mãos
Estas jovens mulheres precisam da tua ajuda.
https://www.eurogamer.pt/massage-freaks-...ar-as-maos
Posts: 6.010
Tópicos: 38
Registrado: Feb 2009
Gbraga escreveu: (14-07-2022, 11:23 AM)Bora, excursão pro Japão pra jogar porcaria de arcade. Eu quero aquele de tocar a mão da Nenechi.
Fechou demais
Vou pedir pro Akain organizar a excursão
Vilela escreveu: (14-07-2022, 11:24 AM)Você que gosta de jogos diferentes menino kotonete, vai sair para o switch esse goty
Massage Freaks para a Nintendo Switch vai-te permitir exercitar as mãos
Estas jovens mulheres precisam da tua ajuda.
https://www.eurogamer.pt/massage-freaks-...ar-as-maos
Caceta, que doença
Vou comprar e ainda vou ver se minha empresa reembolsa.
Posts: 22.799
Tópicos: 1.252
Registrado: Jan 2009
Kotonete escreveu: (14-07-2022, 11:21 AM)Nintendo adquiriu a empresa japonesa Dynamo Pictures, que já fez alguns trabalhos de CG para a Nintendo antes (como nos curtas de Pikmin e as CGs de Metroid: Other M).
Estúdio vai se chamar Nintendo Pictures:
https://www.nintendolife.com/news/2022/0...ent7088590
Elite Beat Agents previu:
Posts: 22.799
Tópicos: 1.252
Registrado: Jan 2009
Pros que ainda confiam em notinha e prêmios da mídia especializada, Horizon Forbidden West ganhou um prêmio de melhor jogo de 2022, sendo que ainda estamos em Julho:
https://www.gamevicio.com/noticias/2022/...eiro-goty/
Posts: 69.704
Tópicos: 273
Registrado: Jan 2009
Nickelodeon escreveu: (14-07-2022, 12:34 PM)Pros que ainda confiam em notinha e prêmios da mídia especializada, Horizon Forbidden West ganhou um prêmio de melhor jogo de 2022, sendo que ainda estamos em Julho:
https://www.gamevicio.com/noticias/2022/...eiro-goty/ olha esse nick com fake news
-são desenvolvedores de games que votam entre si, não tem nada de mídia especializada
-não é jogo do ano como os demais gotys da mídia especializada, é um prêmio para jogos lançados entre Junho de 2021 a Junho de 2022, a data é diferente justamente para não confundir com os gotys da mídia
Posts: 23.562
Tópicos: 5
Registrado: Sep 2008
Vilela escreveu: (14-07-2022, 12:38 PM)olha esse nick com fake news
-são desenvolvedores de games que votam entre si, não tem nada de mídia especializada
-não é jogo do ano como os demais gotys da mídia especializada, é um prêmio para jogos lançados entre Junho de 2021 a Junho de 2022, a data é diferente justamente para não confundir com os gotys da mídia Então é uma rodinha de masturbação de devs ocidentais, entendi :3
Posts: 69.704
Tópicos: 273
Registrado: Jan 2009
Z80a escreveu: (14-07-2022, 12:48 PM)Então é uma rodinha de masturbação de devs ocidentais, entendi :3 exatamente, todos odeiam elden ring por exemplo
Posts: 21.079
Tópicos: 78
Registrado: Apr 2009
Nickelodeon escreveu: (14-07-2022, 12:34 PM)Pros que ainda confiam em notinha e prêmios da mídia especializada, Horizon Forbidden West ganhou um prêmio de melhor jogo de 2022, sendo que ainda estamos em Julho:
https://www.gamevicio.com/noticias/2022/...eiro-goty/
Será que tem uma foto que simboliza isso....
Posts: 79.610
Tópicos: 78
Registrado: Dec 2013
|