Oficial Master Racer! [Tópico Oficial] V.5
Alguém aqui manja pode me tirar umas duvida com Ram? Posso colocar uma Ram 3200mhz numa mobo/processador que só suporta até 2666mhz??? E não ligando pro dual channel eu posso colocar pentes de frequencia diferente???

A mobo é genérica sem marca H510 e o processador intel 10th geração.
Responder
"Ain doom novo é pesado demais e não roda no linux!"
Responder
play more escreveu: (15-05-2025, 03:57 PM)Alguém aqui manja pode me tirar umas duvida com Ram? Posso colocar uma Ram 3200mhz numa mobo/processador que só suporta até 2666mhz??? E não ligando pro dual channel eu posso colocar pentes de frequencia diferente???

A mobo é genérica sem marca H510 e o processador intel 10th geração.
Pode, só não vai rodar na velocidade máxima, naturalmente.
Responder
Valeu.

As 2666 de 8GB sumiram e a 3200 tá mais barata então já resolvo as tretas.
Responder
Tô quebrando a cabeça com o pc aqui reiniciando direto mas não consigo descobrir o motivo, já fiz stress teste na cpu diagnostico do windows de memoria formatei o pc e nada de resolver, não é temperatura tb e tb não acho que seja a placa de vídeo joguei varias horas e não notei artefatos nem nada que seja típico de uma placa de vídeo falhando, parece que o pc reinicia mais em conteúdo de vídeo mas tem hora que reinicia do nada a assim que liga

Acho que só me resta tentar trocar a fonte ou pode ser algum defeito na placa mãe tb
Responder
PC antigo aqui reiniciava por causa do SSD morrendo. 240GB que quando está com 210GB~ usados o PC começava a reiniciar e travar na bios e eu tinha que tirar da tomada pra iniciar normal. Mais que isso o PC nem a bios aparecia.
Responder
O diskmark aponta o ssd com saudável, então acho que não é tb
Responder
Tem cara de fonte mesmo. Menos provável mas vale a pena conferir se tá tudo ok as pernas do cooler da CPU na placa mãe. Se resseca e quebra o gancho ele fica meio solto e superaquece mesmo. Mas muito provável ser fonte.

Não precisa tirar pra ver, claro, só manusear o cooler pra ver se tá solto.
Responder
VGA é AMD??? Aqui uns tempos atrás a Twitch travava o PC aqui aleatoriamente no Opera. Parou depois de umas atualizações do navegador/windows.
Responder
Não pode ser RAM?

Tenta fazer teste que encha a RAM inteira pq ela pode funcionar normalmente até a carga chegar no setor defeituoso.
Responder
play more escreveu: (19-05-2025, 05:00 PM)VGA é AMD??? Aqui uns tempos atrás a Twitch travava o PC aqui aleatoriamente no Opera. Parou depois de umas atualizações do navegador/windows.

Sim, joguei uma meia hora aqui e não aconteceu nada, sai do jogo e abri um vídeo e reiniciou na hora, tentei ver algo nos eventos do windows e tem esse erro aqui

[Imagem: GhHnBW6.png]

DinoSpD escreveu: (19-05-2025, 05:19 PM)Não pode ser RAM?

Tenta fazer teste que encha a RAM inteira pq ela pode funcionar normalmente até a carga chegar no setor defeituoso.

vou tentar
Responder
https://community.amd.com/t5/general-dis...594#M51393

Citação:for dual Memory function you must have the Ram sticks in the appropriate DIMM Slots to work.

For instance, most motherboard has A2 and B2 slots for the first 2 Ram sticks and A1 and B1 for the second set of RAM sticks. But these can be different depending on the motherboard.

But it could also indicate a defective DIMM Slot or CPU (Memory).

Anyways good troubleshooting and getting your issue fixed.

elstaci

Pode ser a Ram mesmo. Aqui só tem um pente e nunca deu pau jogando, tirando um ou outro crash e artefato mas pela raridade eu culpo mais o joguinho e o directx véio zoado.

Depois de um tempo parou sozinho.
Responder
Testei os dois pentes de memoria separadamente e continuou o mesmo problema, o foda é que se for a fonte só trocando por outra para ter certeza
Responder
Tenta trocar de tomada primeiro ou remover o filtro de linha.
Responder
Vou fazer isso e tentar resetar o CMOS pra ver se muda algo, tentei dar um undervolt na gpu para ver se pode ser isso, vou tentar tb dar um rollback nos drivers
Responder
Fiz umas modificações e parece que resolveu, pelo menos não tá reiniciando por enquanto após algumas horas de uso, dei undervolt na gpu e coloquei o plano de energia em equilibrado dai segui com esses comandos que um usuario que tava apresentando o mesmo erro usou e disse que melhorou, os comandos foram

sfc /scannow

Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth

e por ultimo dei um update mais recente nos drivers de chipset pelo catalyst

Depois disso parece ter parado, vamos ver se mantem
Responder
AMD anunciou as 9060

Matou a 5060 Emotion A de 16 GB vai virar uma boa opção.
Responder
16gb deixou de ser boa opção e virou a única opção.
Responder
No final nada do que fiz acima resolveu, o que aprece ter resolvido, undervolt de cpu

Voltei todas as configs que estavam antes de memoria e placa de video e fiz undervolt com offset - de 0,08, usei esses números de acordo com um post de um forum com um usuario com o mesmo processador e mesmo problema, até o momento aprece ter resolvido não travou nem com jogos nem video
Responder
Estou pensando em colocar um outro ssd (1tb) e aproveitar para colocar uma memória melhor (já que a que vem de fábrica é meio lixosa) pro meu notebook, mas não faço a menor ideia de quais modelos são compatíveis Lol Já saiu N modelos diferentes e aí complica achar na interneds. BTW, o note é esse:

Portátil Gaming LENOVO Legion 5 Pro 16ACH6H (AMD Ryzen 7 5800H - NVIDIA GeForce RTX 3070 - RAM: 16 GB - 512 GB SSD PCIe - 16'')

Placa mãe é

LENOVO LNVNB161216 SDK0R32862 WIN (acho que nem isso ajuda muito, pqp, pesquisando agora no google)
Responder