Oficial Master Racer! [Tópico Oficial] V.5
É, tô no SATA ainda. Tem hora que definitivamente faz falta ser mais rápido. Pra joguinhos ainda não senti, mas por exemplo se um download vem na velocidade máxima o SSD já não acompanha a internet muito bem não. Lol
Responder
O maior problema aqui é espaço pelo SSD de 240GB mas performance eu não senti que precisa de mais. Também nunca mexi em m.2 pra comparar então vai que. Pelo menos a diferença de preço é pequena dos sata.

O triste é que as mobos não costumam vir com mais de um slot sem custar um rim então ou já investe em m.2 com espaço bom ou já pega aceitando que vai descartar se precisar de mais espaço com performance.
Responder
play more escreveu: (22-03-2025, 03:47 PM)O maior problema aqui é espaço pelo SSD de 240GB mas performance eu não senti que precisa de mais. Também nunca mexi em m.2 pra comparar então vai que. Pelo menos a diferença de preço é pequena dos sata.

O triste é que as mobos não costumam vir com mais de um slot sem custar um rim então ou já investe em m.2 com espaço bom ou já pega aceitando que vai descartar se precisar de mais espaço com performance.
Essa parte da mobo com 2 slots M.2 ser cara é triste

Mas a minha tá dando conta bem, só precisarei trocar um HDD por outro mesmo (o atual é só 320 GB)
Responder
Light Blade escreveu: (22-03-2025, 04:07 PM)Essa parte da mobo com 2 slots M.2 ser cara é triste

Mas a minha tá dando conta bem, só precisarei trocar um HDD por outro mesmo (o atual é só 320 GB)

Se é sata e tem mais portas não precisa trocar, é só colocar mais um e ser feliz.

Mas tu não tá usando HDD pro sistema né??? Ai tu tem que apanhar colocar um SSD mesmo que sata 240GB que o upgrade em performance vai ser brutal.

É coisa de passar de 2~3 minutos pra 10~15 segundos pro PC carregar.
Responder
Amigues, preciso de ajuda.

Se eu ligo o vsync o jogo fica um merda travado em 30 fps, mas a imagem fica lisa, se desligo o fps sobe pra 60, mas fica aquela imagem cortada horrorosa. Isso não acontece em todos os jogos.

O que pode ser? Hum

Edit: se rodar em bordeless aparentemente resolve, o problema só dá tem tela cheia.
Responder
play more escreveu: (22-03-2025, 04:16 PM)Se é sata e tem mais portas não precisa trocar, é só colocar mais um e ser feliz.

Mas tu não tá usando HDD pro sistema né??? Ai tu tem que apanhar colocar um SSD mesmo que sata 240GB que o upgrade em performance vai ser brutal.

É coisa de passar de 2~3 minutos pra 10~15 segundos pro PC carregar.
Não pô, SSD pra sistema e jogos da Steam e o HDD pra emuladores e documentos xD

É que minha mobo só tem uma porta M.2, mas ter uma extra facilitaria o upgrade.

Maedhros escreveu: (22-03-2025, 04:17 PM)Amigues, preciso de ajuda.

Se eu ligo o vsync o jogo fica um merda travado em 30 fps, mas a imagem fica lisa, se desligo o fps sobe pra 60, mas fica aquela imagem cortada horrorosa. Isso não acontece em todos os jogos.

O que pode ser? Hum

Edit: se rodar em bordeless aparentemente resolve, o problema só dá tem tela cheia.
Vou testar o Rebirth sem o Vsync depois pra ver o que dá Hum
Responder

O que pode ser? Hum

"Aquela imagem cortada horrorosa"? Tu tá falando de tearing???

Baixa as configurações graficas e/ou liga FSR/DLSS nesses jogos pro fps ficar estável.
Responder
E bordeless resolve o problema porque o game não precisa ficar sincronizado com refresh rate do monitor.
Responder
VRR é a solução
Responder
pior que eu precisava de um data base seguro, estável e de fácil manutenção, eu mal comprei um SSD tbm e não vinga, cada iteração dos arquivos se muito pesado come 1GB fácil Lol
Responder

O que pode ser? Hum

Se você muda a resolução sobe pra 60? Se sim é porque o jogo em fullscreen tá selecionando sua resolução a 30hz. Se não tiver opção pra escolher o refresh rate ou mais de uma opção de resolução com o mesmo nome (a outra seria refresh rate maior), vai nas configurações de vídeo e deleta todas as resoluções 30hz.
Responder
play more escreveu: (22-03-2025, 04:29 PM)"Aquela imagem cortada horrorosa"? Tu tá falando de tearing???

Baixa as configurações graficas e/ou liga FSR/DLSS nesses jogos pro fps ficar estável.

Isso, screen tearing. Nos jogos mais antigos e nos emuladores não tem opção de DLSS.

O fps está alto, mesmo em 60 cravado ainda da tearing. Se liga vsync trava em 30.

Gbraga escreveu: (22-03-2025, 07:42 PM)Se você muda a resolução sobe pra 60? Se sim é porque o jogo em fullscreen tá selecionando sua resolução a 30hz. Se não tiver opção pra escolher o refresh rate ou mais de uma opção de resolução com o mesmo nome (a outra seria refresh rate maior), vai nas configurações de vídeo e deleta todas as resoluções 30hz.

Eu tentei com resoluções diferentes e dá o mesmo problema. 1080p, 1440p, 4K e etc.
Responder
Tá dando em vários jogos isso? Se sim é a segunda coisa que falei, o jogo tá escolhendo resolução 30hz em modo fullscreen, não deveria acontecer.

Se é um jogo só então pode ser só o vsync dele zoado mesmo.

Borderless resolve em ambos os casos porque borderless aplica triple buffering em cima da resolução atual do desktop, em vez de setar uma resolução de tela cheia pelo próprio aplicativo.
Responder
Gbraga escreveu: (22-03-2025, 09:32 PM)Tá dando em vários jogos isso? Se sim é a segunda coisa que falei, o jogo tá escolhendo resolução 30hz em modo fullscreen, não deveria acontecer.

Se é um jogo só então pode ser só o vsync dele zoado mesmo.

Borderless resolve em ambos os casos porque borderless aplica triple buffering em cima da resolução atual do desktop, em vez de setar uma resolução de tela cheia pelo próprio aplicativo.

Vc fala pra deletar 30hz das configurações de vídeo, mas de onde?

Eu percebi que esse problema começou a placa nova, na antiga não dava isso.
Responder
Maedhros escreveu: (23-03-2025, 09:09 AM)Vc fala pra deletar 30hz das configurações de vídeo, mas de onde?

Eu percebi que esse problema começou a placa nova, na antiga não dava isso.
Nvidia Control Panel se for Nvidia, vai nas configurações de resolução e tenta talvez criar uma resolução custom que só tenha 60hz só pra testar isso.

Se só começou na placa nova também pode valer a pena fazer uma instalação de driver limpa usando DDU pra eliminar todos os registros, talvez já resolva.
Responder
Ou então o hardware não tá dando conta de rodar a 60fps e o vsync tá travando em 30.
Responder
DinoSpD escreveu: (23-03-2025, 06:34 PM)Ou então o hardware não tá dando conta de rodar a 60fps e o vsync tá travando em 30.
Então, por isso perguntei se são vários jogos. Double buffered vsync como a única opção não é lá tão comum assim, pelo menos não em nada recente o bastante pra um PC atual ter problema rodando a 200+ fps Lol
Responder
Não acontece em todos os jogos e também não é por causa do hw. Jogando no médio/high e etc dá o mesmo problema. Engraçado é que está acontecendo mais em jogos antigos do que nos novos. O dolphin estava com screen tearing bem ruim.

Eu coloquei no bordeless e resolveu.
Responder
Tenta o DDU e os macetes que o Gbraga falou. Veja também se o windows 11 não diminuiu a taxa de atualização pra economizar energia (direito em desktop>configurações de exibição>exibição avançada).

Mas agora você falando tanto no Dolphin em dx11 quanto num jogo dx9 que eu joguei recentemente aconteceu um "artefato" na tela. No dolphin era no efeito que selecionava a estrela no Galaxy e no Dark Sector em alguns quadros em cutscenes que viraram linhas coloridas. PoP 2008 que eu fechei mês passado estava de boas.
Responder
O DDU eu já usei antes de trocar de placa. Estou no Windows 10.
Responder