15-07-2025, 09:38 AM
Posseidon escreveu: (14-07-2025, 07:09 PM)Bom, finalmente joguei Final Fantasy XVI.
O que posso dizer do que achei?
Incrivelmente achei melhor do que o esperado.
O sistema de combate até que é legal. Realmente é bem raso. Mas a luta contra os chefes são bem legais com o parry e a diversificação dos ataques. Já o combate com os inimigos é bem brainless.
Os gráficos são bons, mas não foi uma revolução em relação ao XV, foi mais uma evolução. Só ver a movimentação do grupo do Noctis Vs. do grupo do Clive. A física do Noctis ainda leva vantagem.
A OST é aquelas. Soken é compositor emocionado para emocionados. Sei que muita gente conta, que curtam o Coral no Auto-Tune dele, não me rebaixo nesse nível.
Sobre o tom do jogo. Me surpreendi. Achei que ia vir um Final Fantasy Tactics por aí, e veio uma série de TV Nórdica bem séria. Gostei.
Mas uma coisa que pode pegar até a versão final é a ''sensação Final Fantasy''.
Do Final Fantasy I até o XV, sempre há aquela sensação de espiritualidade. Que eleva a gente pra algo mais simples e ao mesmo tempo complexo dentro da série.
Não senti isso com Final Fantasy XVI. O jogo é sério demais. Até nos momentos que pode pegar um pouco mais leve nos seus temas.
Claro, eu só joguei a demo. Então no jogo com suas 60 horas, momentos mais virtuosas podem vir.
Agora aguardo a promoção do jogo na loja do Xbox. Enquanto isso fico re-jogando a demo. Muito boa. Combatezinho divertido.
Por bem e por mal, o jogo fica mais Final Fantasy no decorrer dele, essa vibe mais Game of Thrones é mais nessa introdução e em alguns aspectos do jogo.
E é um jogo bem mais simplificado em interações, no geral, realmente tem menos animações diferentes pros personagens que o FFXV, o foco desse é andar pra frente e dar espadada em inimigo mermo.
Em termos de gameplay, achei que pecou em dar uma variada colocando alguns segmentos de plataforma ou algo que tornasse a exploração mais interessante, acharia bem maneiro se os poderes dos Eikons adquiridos dessem não só habilidades de combate, como de travessia também.
Rodrigo Rey escreveu: (15-07-2025, 12:34 AM)Não sei porque acho o Rebirth mais bonito que o XVI, mesmo com texturas piores... pode ter sido impressão com a demo e vídeos, sei lá
Acho que o que o XVI perde pro Rebirth é no modelo dos personagens, mesmo sendo bem superiores ao FFXIV, eu não consigo não ver o aspecto de personagem do MMO neles, não sei explicar direito, mas parecem mais simples.
Gbraga escreveu: (15-07-2025, 01:30 AM)As sides evoluem muito em FFXVI. Ainda bem que fui fazendo todas, mesmo que tenha pulado diálogo em algumas no começo porque era idiota demais. Payoff ótimo de todas, e várias das melhores agora referenciam algumas bobinhas podreiras do começo, então é bom ter feito.
Evoluem e tem uns payoffs maneiros, mas vêm tão tarde no jogo e tão abundantes de uma vez que mesmo assim não compensou pra mim. Mesmo melhorando retroativamente algumas merdas, o saldo no final ainda foi negativo em relação a isso.