23-06-2025, 03:37 PM
Gbraga escreveu: (23-06-2025, 03:31 PM)Não é só porque não dá pra pular, não é uma ofensa às minhas crenças, é porque é uma merda. Em interatividade é uma merda, já me dá preguiça imaginando as próximas jogadas se for um jogo que eu tô jogando, em storytelling é uma merda também porque, contrário o que acredita o típico desenvolvedor de single player AAA ocidental, filmes não são todos 1 tomada com uma posição de câmera mostrando cada passo do protagonista, tem edição, tem corte, ninguém perde tempo com o equivalente a segurar pra frente por vários minutos, cada cena é importante em um filme.
Cutscenes possuem direção mais guiada no que seria feito em um filme, "filminho" é podre como gameplay e podre como cutscene, e pra adicionar insulto não dá pra pular. É a diferença de Doom 2016 vs Doom Eternal. História do 2016 é melhor que a do Eternal, mas ainda é ruim. No Eternal eu seguro R por 0.2 segundos (literalmente, você configura por quanto tempo tem que segurar) e a história enfadonha acaba e eu volto pro gameplay que pra mim é o melhor do gênero. 2016 eu tenho que ficar na sala com o robô falando merda toda jogada.
É menos merda que a de Eternal, mas ainda é merda mal escrita e mal dirigida. Dá pra engolir uma vez, apesar de já ser de baixa qualidade por não ter a direção de uma cutscene, mas na segunda já dá vontade de morder o braço.
O motivo do jogo existir pelo que entendi das entrevistas tá mais pro sistema de multiplayer assíncrono que qualquer coisa, mas o motivo que me interessou antes do lançamento do 1, apesar de ainda não ter jogado, foi ver que eles estavam gamificando a caminhada. É uma das formas de fazer open world mais interessante, o ato de se movimentar nele ter algum envolvimento mecânico. Como voar com gravidade em Gravity Rush, e aqui equilibrar as encomendas e fazer rotas com as ferramentas do jogo (ou o multiplayer se preferir, mas acho que vou jogar offline porque parece trivializar demais o jogo).
Eu acho que 2 horas de lore dump tbm é uma pessima forma de storytelling para uma midia interativa, chame do que quiser, sendo cutscene ou não, sacrificar interação com o game pq a histórinha do game é muito importante para quem criou tem que ser uma baita de uma história interessante e bem escrita, não um monte de aleatoriedades de alguém que gosta só de cheirar o próprio peido