Posseidon escreveu: (08-01-2025, 09:32 PM)Nem perde seu tempo querendo discutir o que é Remaster ou Remake nesse caso.Ela diz isso porque faz mais que outros jogos que eles mesmos chamam de remaster. O padrão da Square-Enix pra Remaster é trilha sonora orquestrada, modelos com uns tapas (no caso de FFX pra pior, de FFXII pra melhor), e algumas mudanças de QoL.
A própria Square Enix disse que o jogo era bem mais que um Remaster, mas provavelmente não chegava num patamar de um Remake. O que é bem burro, já que claramente é um Remake.
Dizer que usa a mesma engine base não quer dizer nada, se for assim, os PR são completamente Remakes, já que mudaram todo o código base.
Comparado com o que a Sony chamou de Remastered com God of War I e II pra PS3, FFXII já é "mais que um remaster"
A Square-Enix tá tentando vender o peixe, naturalmente.
No fim das contas ainda é o mesmo jogo, com o mesmo game design, animações recicladas, mesmo voice acting, mas rodando em um motor gráfico mais avançado, com assets de maior fidelidade e se utilizando de efeitos e outras paradas que vêm com o motor gráfico novo.
Um remake é um produto novo feito do zero em qualquer mídia, um remake de filme não é o filme original com edições feitas em cima, é filmado do zero. Um remake de álbum é regravado do zero, não um mix novo do mesmo arquivo de áudio. Um remake de jogo não é o mesmo jogo com efeitos da Unreal e QoL.
EDIT: Chamar de "remake fiel" é querer crédito por não fazer nada. Remake fiel é de fato refazer o jogo com a mesma base, não simplesmente reusar a base toda.

Ninguém que queria um remake fiel de Crisis Core queria animações e escala de PSP. Queriam algo no mínimo com os mesmos valores de produção de outros jogos da mesma geração da mesma empresa, não algo claramente inferior.
E, claro, ser remake não é medalha de honra, não faz do jogo melhor ou pior. Quando disse "mais fácil dizer que não gosta de remake" eu não quis dizer que essa é uma opinião ruim de se ter. RE4 Remake é uma lixeira inacreditável. Mas ainda é um remake.