![[Imagem: capsule_616x353.jpg]](https://cdn.cloudflare.steamstatic.com/steam/apps/1150690/capsule_616x353.jpg)
Zerei Omori. Pqp, que raiva desse jogo. Fazia tempo que eu não saia tão frustrado de um joguinho.

Por 90% da experiência, o joguinho foi excelente. É um Earthbound-like, no sentido de ser um daqueles jogos com muito nonsense, good vibes e poder da amizade, mas com aquele toquezinho de desconforto/terror aqui e ali. Esse aqui tem muito mais coisa creepy do que Earthbound ou Undertale, mas nem de longe chega a ser um jogo de terror ou próximo disso. Achei a história bem instigante, daqueles que quanto menos você souber antes de jogar, melhor.
O sistema de combate é bem único, e surpreendentemente bom: no meio da luta (sisteminha de combate por turnos padrão) você pode mudar as emoções da party e inimigos, e isso afeta stats e fraquezas/resistências. Por exemplo, se um personagem fica bravo, a força dele aumenta mas a defesa diminui (e o cara ganha fraqueza contra felicidade, mas é forte contra tristeza). E isso é uma PULTA ideia legal pra deixar a luta dinâmica, especialmente porque por justamente você/inimigo poder mudar de emoção de uma hora pra outra, a dinâmica de fraqueza/resistência pode inverter do nada, fazendo reviravoltas fodas nas lutas.

A história é ótima, apesar de flutuar em qualidade um pouco. Sem dar spoilers, vou só dizer que o jogo alterna entre dois estados e a história de um desses estados é muito mais interessante que a outra, apesar de não ser ruim. O jogo tem carisma e momentos bem engraçados, apesar de que Undertale e Earthbound ganham nesse quesito.
O problema é: arriscadíssimo jogar esse jogo sem pegar um guia de "coisas pra saber antes de jogar". Ele tem um bocado de coisas missable que você não ve chegando. As vezes tu perde acesso a algo por absolutamente nenhum bom motivo de história, ou o evento vem de um modo que você não espera.
Eu senti que tava indo pro final do jogo (point of no return mesmo) e achei que seria uma boa ir abrir um baú que eu acabei de recuperar a chave na main quest (um baú que o jogo tá te instigando ter algo muito importante pra história, btw). Esse baú tava numa casa.
No que eu entro na casa, eu vou num save point e salvo, just in case. Puta erro, porque duas coisas sem nexo nenhum rolaram logo em seguida:
1) Por nenhum motivo, o jogo não me deixou mais sair da casa, então não conseguia ir mais para onde eu estava seguindo com a história. O personagem chegava na porta, fazia não com a cabeça, e só.
2) O baú, por motivos tirados do cu, não fica visível até você chegar na hora certa pra abrir ele, avançando na main quest, algo que eu só descobri lento relatos online. Então era impossível abrir porque sequer ele estava acessível, mesmo não existindo lógica nisso.
Moral da história: descobri que o ato de entrar na casa me dava lock nos finais ruins. Se eu só tivesse ignorado o baú e seguido com a história, teria pego o melhor final. Não tinha save fora dessa bosta dessa casa, então caguei meu save pra sempre. Seguir a história me daria mais 1h de gameplay, desfecho de história e lutinhas maneiras.
Que raiva, pqp, 20h de progresso jogados no lixo.