Isso é herança de Half Life 2, na época acharam genial fazer os NPCs falarem enquanto o jogador retinha o controle e podia ficar zanzando por aí sem prestar atenção no q era falado. O problema é q vc ainda estava preso àquele segmento de gameplay pela duração da fala do NPC.
Ainda é jogaço e não o odeio por isso como alguns radicais, mas realmente tem certos tipos de ""gameplay"" q só fazem sentido se vc está jogando um filminho interativo tipo Heavy Rain/Beyond/afins. Num jogo de ação, essa tentativa de "variar" o gameplay mais intenso com partes mais triviais só dá sono. Por isso tenho um certo ranço de jogos como Uncharted 3 (q eu gosto, mas é pior q o 2), pois fica entupindo o jogo de interrupções pra puzzles o tempo todo e não te deixa ir pra ação de forma mais constante.
Ainda é jogaço e não o odeio por isso como alguns radicais, mas realmente tem certos tipos de ""gameplay"" q só fazem sentido se vc está jogando um filminho interativo tipo Heavy Rain/Beyond/afins. Num jogo de ação, essa tentativa de "variar" o gameplay mais intenso com partes mais triviais só dá sono. Por isso tenho um certo ranço de jogos como Uncharted 3 (q eu gosto, mas é pior q o 2), pois fica entupindo o jogo de interrupções pra puzzles o tempo todo e não te deixa ir pra ação de forma mais constante.