Pessoal fala que o desenvolvimento só começou mesmo em 2013, mas o Nomura passou de 2006 a 2011 trabalhando na história do jogo, character design dos personagens, sistema de batalha, locais(todas cidades que eles passam foram pensadas pelo Nomura no início do desenvolvimento), eu lembro dele comentando em 2010, que tava tendo problemas com o framerate quando se usava o carro, ou até lá pra 2008, falando da possibilidade de um world map que nem FFVII.
Ou seja, em 2013 eles rebootaram o projeto em um novo console, mas mesmo assim, pegaram tudo pronto, personagens, conceito, centenas de atworks já pronta, o jogo passou 6 anos em pré produção, e a pré produção costuma ser o período mais longo no desenvolvimento de um jogo. A maioria dos AAA como Batman ou The Witcher, por exemplo, passam até 4 anos em produção, com a maior parte do tempo em pré produção.
Eles tiveram 6 anos de pré produção de um projeto, mais quase 4 anos de produção grosso mesmo, esse jogo era pra ter saído bem mais cedo, mesmo com o reboot dele, o problema que atrasou tanto, foram as constantes mudanças de character design, ter que remodelar os personagens(isso leva tempo), as mudanças no roteiro a indecisão em relação ao sistema de combate, alguém lembra de quando o Tabata tinha deixado o sistema de decks de armas, porque falou que preferia desse jeito por ser "mais estratégico", depois retornou pro sistema de batalha antigo envisionado pelo Nomura? Isso tudo leva muito tempo.
Era pra esse jogo ter saído em 2015, e provavelmente isso era o objetivo da Square, 2015(XV) seria um ótimo marketing da SE, mas as constantes mudanças atrasaram tudo isso, e agora tá ai, com perigo de sair em 2017.
Ou seja, em 2013 eles rebootaram o projeto em um novo console, mas mesmo assim, pegaram tudo pronto, personagens, conceito, centenas de atworks já pronta, o jogo passou 6 anos em pré produção, e a pré produção costuma ser o período mais longo no desenvolvimento de um jogo. A maioria dos AAA como Batman ou The Witcher, por exemplo, passam até 4 anos em produção, com a maior parte do tempo em pré produção.
Eles tiveram 6 anos de pré produção de um projeto, mais quase 4 anos de produção grosso mesmo, esse jogo era pra ter saído bem mais cedo, mesmo com o reboot dele, o problema que atrasou tanto, foram as constantes mudanças de character design, ter que remodelar os personagens(isso leva tempo), as mudanças no roteiro a indecisão em relação ao sistema de combate, alguém lembra de quando o Tabata tinha deixado o sistema de decks de armas, porque falou que preferia desse jeito por ser "mais estratégico", depois retornou pro sistema de batalha antigo envisionado pelo Nomura? Isso tudo leva muito tempo.
Era pra esse jogo ter saído em 2015, e provavelmente isso era o objetivo da Square, 2015(XV) seria um ótimo marketing da SE, mas as constantes mudanças atrasaram tudo isso, e agora tá ai, com perigo de sair em 2017.