Kadaj escreveu: (25-01-2023, 08:04 PM)Interessante. É possível que seja esse Jali mesmo.
Mas achei a animação da demo muito melhor que a do Hogwarts. Pode ser que tenha uma disparidade de versões da IA aí... sei lá. Se for mesmo a tal, né? A Nvidia tem algo do tipo, mas só a versão mais recente é satisfatória. Pelo menos pra uso com personagens realistas.
Assim, usar-se IA pra animar um personagem apenas usando uma trilha de áudio é impressionante. Nisso concordo. Mas a animação em si não tá legal ainda.
Eu tava achando que tivesse sido animado à mão não por causa de falta de sincronia (por exemplo, do personagem ficar com a boca fechada quando sai o som de uma vogal). Mas por causa de duas outras coisas: A velocidade do movimento (o de uma pessoa real é muito mais espasmódico que aquele) e a deformação do lábio. Às vezes vai demais, às vezes de menos, e o formato que a boca fica é muito irreal.
Essencialmente é aquilo que eu reclamo sempre: personagem realista com movimento de desenho animado (ou o inverso). Fica bizarro.
Animação (labial, entenda-se) à mão geralmente é ruim comparado com mocap ou filme porque os animadores ficam tentando acertar os fonemas. Os "P", "F", "Th"... e aí ou não bate com o som, ou fica exagerado como nesse video do Hogwarts. Uma bocona muito aberta, lábios muito apertados sem nenhuma indicação disso no áudio...
A Bioware de fato precisa de algo assim mesmo. Eles nunca foram bons nisso. Vc vê que, quando começa uma cutscene com diálogo no Mass Effect, qualquer um deles, enquanto o corpo se move muito bem (porque é um set feito em mocap), a cabeça parece um personagem do Thunderbirds.
Mas sim, IA é o caminho pra jogos com muitos personagens.
Não sei se é a Jali, mas não conheço outra empresa que faça igual. Talvez o uso no Cyberpunk tenha chamado atenção pra empresa, e agora ela veja uso, ou seja algo in-house, o que eu duvido.
A questão de achar se é bom eu não, acho que depende da expectativa. Pra mim parece ótimo, dado os outros jogos que usam a mesma técnica. Você achou bom no cyberpunk, mas nem sempre a qualidade é tão boa quanto a da cutscene, e creio que vá ser o mesmo caso no Hogwarts. Eu joguei todos os WRPGs AAA lançados nos últimos anos, e imo, só o Cyberpunk chega perto. Fora que é legal ter lip sync em outras línguas, mesmo que a qualidade não seja essas coisas. Lembro de achar muito foda no Witcher 3 em 2015, e ninguém aqui deu uma foda
Gbraga escreveu: (25-01-2023, 10:30 PM)mas aí, vai ter 300 horas esse jogo ou vai ter duração de gente?
Melhor esperar o bloat